Ônibus adaptado tem uma minicozinha e levará cursos do Programa FormAção a bairros
Foto: Divulgação PMI
Foi realizada na tarde desta sexta-feira na Praça da Bandeira a entrega da Unidade Itinerante do Fundo Social de Solidariedade (FSS), instalada em um ônibus adaptado graças aos parceiros do projeto: Vcat, empresa fabricante de barcos, responsável pelo restauro, transformação e adaptação e ITT – Itatiba Transportes e Turismo.
A inauguração contou com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, da presidente do Fundo Social, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, da vice-presidente do FSS, Rosa Paladino Delforno, demais autoridades municipais e população.
A principal proposta é poder levar aos bairros mais distantes da área central oportunidades de aulas do Programa FormAção, que tem como foco a geração de renda extra e de aperfeiçoamento para o mercado de trabalho. “Sobra vaga de emprego, falta formação. Então, o meio termo é buscar formar as pessoas. E este é mais um espaço criado para que as pessoas possam estudar. Sei o quanto a Barbara se empenhou pessoalmente para que esse ônibus fosse uma realidade hoje. Então, com esta Unidade Itinerante, vamos aos bairros levar a formação para quem precisa, para quem está afastado do Centro e não tem condição de vir até aqui”, prevê o prefeito Thomás.
“Pensei: e se o Fundo Social tivesse um ônibus para levar os cursos e palestras pela cidade toda? Um sonho que parecia uma maluquice e hoje é realidade. É um sonho, de verdade. É o Fundo Social que vai andar por aí”, compartilhou Barbara.
Escola sobre rodas
A primeira-dama agradeceu à equipe Fundo Social, aos que a apoiaram nesta empreitada e à Vcat. “Eles abraçaram esse projeto do ônibus como se fosse deles para fazer algo inovador e quem sabe o que está fazendo faz muito bem feito. Essa é a prova”, elogiou. No ônibus, há uma minicozinha equipada com pia, cooktop, coifa de vidro, forno elétrico e frigobar - mesa com quatro cadeiras dobráveis, sala de espera, brinquedoteca e banheiro, além de ar-condicionado.
“A Vcat é uma empresa de São Paulo que mudou no início de 2023 e a cidade acolheu tão bem, no bairro do Morro Azul, onde estamos instalados, e surgiu essa oportunidade que abraçamos logo de primeira, de poder contribuir com aquilo que é o nosso maior conhecimento: transformar todo meio de transporte - seja barco, carreta e agora ônibus - e poder contribuir com a população, através da Prefeitura, para essa escola itinerante, chegando a todos os lugares”, disse a gerente de projetos Barbara Puccinelli Perrone, em nome da Vcat, que compareceu com a equipe no evento.
“Teremos cursos, palestras, workshops, tanto de dia quanto à noite, para as pessoas que não têm oportunidade de ir durante o dia. O que a gente quer fazer é dar essa oportunidade”, ressaltou a primeira-dama Barbara.