Onça-pintada resgatada no litoral paulista apresenta melhora depois dos cuidados da equipe da Mata Ciliar
O animal era mantido acorrentado em um quarto, dentro de uma casa de traficantes no litoral paulista
Foto: Divulgação
A onça-pintada ‘Peruíbe’ é um dos exemplos da triste crueldade humana. Perto de completar dois anos sob nossos cuidados, ela foi resgatada no final de 2021, vítima do tráfico de animais, em condições precárias dentro de uma casa no litoral paulista.
Em uma operação policial, o animal foi encontrado dentro de um quarto da casa de traficantes, junto com outras espécies. No local, era mantida acorrentada ao pé de uma cama e vivia somente naquele pequeno espaço, encostada na parede.
“Quando ela chegou no Cras, estava muito estressada e com muito medo. Dentro do recinto, mesmo com um grande espaço e uma cama de feno, ela sempre ficava no cantinho, devido aos traumas e o costume. Fisicamente, além de ter chegado muito abaixo do peso, ela teve um problema em seu olho esquerdo e falta de pelos, causados pelo estresse”, explica Giulia Verdini Mencarini, bióloga responsável pelo Cras.
Hoje, após esse tempo sob os cuidados de nossa equipe, Peruíbe está visivelmente melhor, esbelta, com um bom peso corporal e responde bem à alimentação e aos enriquecimentos ambientais oferecidos.
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.