Óleos essenciais ajudam a manter o equilíbrio físico e mental durante o isolamento social
Alguns desses óleos estão sendo usados amplamente como meio de prevenção, em conjunto com os demais cuidados estabelecidos e necessários
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
Em tempos de isolamento social as pessoas têm recorrido cada vez mais a ferramentas que auxiliam no equilíbrio físico e mental. A aromaterapia tem sido, neste período, uma das principais formas de terapia alternativa.
Há mais de dois mil anos, os egípcios e outros povos da antiguidade já conhecem o poder dos óleos essenciais e seus aromas para influência da saúde da mente e do corpo. No Brasil, no entanto, esse tipo de atividade foi iniciadaem 1925, quando se passou a extrair óleo de pau rosa. Segundo Anita Cerioni, da Farmácia Raízes em Itatiba, “o uso de óleos essenciais aumentou muito este ano, e acredito que seja pela busca de saúde e bem-estar que produtos naturais podem oferecer, como utilizar o nebulizador, difusor de ambiente, difusor pessoal, máscara e álcool em gel ou líquidos de massagens”.
Ansiedade
Anita destacou alguns óleos que podem servir para aliviar a ansiedade: lavanda, para aqueles tensos, estressados, que perdem o sono à noite, com esgotamento do corpo físico e das forças mentais, “este óleo promove profundo relaxamento trazendo uma sensação de liberdade e paz com vida”, completou; Bergamota, dissolve nos inflexíveis e irritadiços, tornando-os mais leves e calmos. Harmoniza pensamentos estressantes, trazendo clareza, harmonia e tranquilidade; Espruce é útil para quem cativa agressividade e intolerância ao próximo, despertando generosidade e consciência da harmonia do trabalho em grupo; Laranja, para aqueles que se tornam tensos e ansiosos ou tristes e depressivos, pode trazer a alegria, dissolver ansiedade e reduzir o estresse.
Há, também, o óleo de Capim Limão, que relaxa e reduz a ansiedade, e pode ajudar a trabalhar experiências dolorosas de rejeição, e o de Hortelã, para aqueles com a mente congestionada por pensamentos, e dificuldade de raciocinar.
Estudos recentes
Alguns estudos preliminares e avaliações recentes de reconhecimento e afinidade molecular demonstram que componentes do cravo da índia, do louro e do eucalipto possuem grande potencial de ligação com a proteína dos SARS COV 2, causadora da covid-19. Alguns desses óleos estão sendo usados amplamente como meio de prevenção, em conjunto com os demais cuidados estabelecidos e necessários. “É importante lembrar que os óleos essenciais não devem substituir o tratamento médico e hospitalar”, afirma Anita.