Oficina de Santa Rita: Entidade assistencial completa 40 anos de existência
A oficina estará comemorando, segunda feira, dia 22, o seu 40º aniversário de fundação, iniciada oficialmente no ano de 1983
Foto: Maria Eugênia
Da Redação
O Centro de Assistência Social Santa Rita de Cássia de Itatiba, conhecido popularmente como “Oficina de Santa Rita”, estará comemorando, segunda feira, dia 22, o seu 40º aniversário de fundação, iniciada oficialmente no ano de 1983, com eleição da diretoria e constituição registrada no Cartório Civil.
Deve ser destacado que, oficiosamente, já existia um trabalho voluntário de senhoras da sociedade itatibense, no apoio às mães e bebês carentes do município, graças à liderança da saudosa Dirce Monte, que já faziam as doações de enxovais.
A fundação e a compra do imóvel
Justamente em 22 de maio, que é o dia de Santa Rita de Cássia, foi formada a primeira diretoria, presidida por Mané Massaretti, que convocou amigos, amigas e familiares, para que trabalhassem em conjunto, visando dar continuidade às doações.
Passado um tempo, e com as arrecadações feitas através de festas na capela do Bairro dos Pintos, bazares e rifas, estas inclusive de automóveis, surgiu a ideia de alugar um imóvel, em que o mesmo, posteriormente, seria adquirido da Família Mateus, cujos irmãos Hipólito e João, facilitaram o pagamento da compra em prestações, que fica na Travessa Francisco Ciarbello - 42.
A doação de lote
Também foi muito importante a doação de um lote de terreno, no Jardim Teresa, feita pela sra. Teresa Franco Penteado, devota de Santa Rita, que posteriormente seria comercializado pela diretoria, com a devida autorização da doadora e da família, para investimentos, com revitalização e ampliação da sede, que facilitou em muito, para que as voluntárias pudessem trabalhar, distribuindo as salas, cozinha e local para funcionamento do bazar permanente, este que abre em todas as quintas-feiras à tarde.
Trabalho em conjunto
Em seu início a “Oficina” trabalhava conjuntamente com a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia e depois passou a colaborar com a Prefeitura Municipal, com as doações dos enxovais através dos programas oficiais, como hoje é feita com o Fundo Social de Solidariedade. Em termos de religiosidade hoje tem como Diretor Espiritual, o pe. Maycon Cristian Pedro, que por muitos anos foi o Monsenhor Anatólio Brasil Pompeu.
Outra iniciativa da direção, desde o início, foi a de que, mesmo fazendo doações, em apoio ao Fundo Social da Prefeitura, a entidade não recebe nenhuma verba oficial do Poder Público.
Os presidentes da oficina de Santa Rita
Quem mais ocupou o cargo de presidente da diretoria foi Mané Massaretti, por 24 anos, que no início convidou muitos itatibenses e amigos para formar a equipe diretiva, entre os quais: Claudimir Nunes da Costa, Antônio Carlos Galo, Antônio Roberto de Oliveira “Torresmo”, Chiquinho Penteado, José Reinaldo Boava, Tirícia Marchi, Cicero Perrone, José Humberto Roson, Benedito Netto, João Roberto Amá, Luís Antônio Hercules “Goteira”, Armando Regagnin, Benedito Siqueira, Lau Bergamin, Toninho Mutton, Zé Franzini, Zé Vela e Zé Pretinho.
Seguiram-se as presidentes: Elza Momentel Padovani (seis anos de mandato) e Maria Antônia de Palma (+ - seis). Hoje a presidente da diretoria é Marlise Gonçalves, que está no quarto ano de mandato. Fazem parte da diretoria: vice-presidente Rosa Fontanesi, 1ª tesoureira, Odete Baptistella Vedovello, 2ª tesoureira, Maria Antonieta Massaretti, 1ª secretária Maria Eugênia da Silva, 2ª secretária, Edna Baptistella e Diretor de Patrimônio, Marcos Vedovello. Conselho Fiscal: Anália Figliali, Vilma Andrade de Jesus, Lucília S. Fontana, Teresa Camargo Elisa M. de Almeida e Maria Ap. Polli.
A festa e a oficina
O início da Oficina de Santa Rita, foi em conjunto com a festa de Santa Rita de Cássia, da capela do Bairro dos Pintos, mas hoje as diretorias são independentes, mas mesmo assim a Comissão Organizadora dos festejos, por intermédio de seu Coordenador, Serginho Tescarollo, sempre tem cooperado com a entidade pós festa.