Oficina de Balé abrirá mais de 100 novas vagas
Agora serão novas 107 vagas para as aulas semanais gratuitas destinadas à faixa etária dos 6 aos 14 anos
Foto: Samantha Giani Massaretti/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Ação Social, Trabalho e Renda, está ampliando neste ano o projeto Oficina de Balé, levando a dança para um maior número de crianças e jovens. Agora serão novas 107 vagas para as aulas semanais gratuitas destinadas à faixa etária dos 6 aos 14 anos de idade.
As matrículas serão abertas na próxima segunda-feira, dia 10, às 9h, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na Biblioteca Municipal. Para a inscrição é preciso apresentar cópia do RG do aluno ou do responsável, cópia do comprovante de residência e preencher ficha de inscrição no local.
O número de vagas, no total, é 197, sendo que 90 já estão preenchidas por rematrículas de alunos que fazem aulas desde julho de 2022, quando o projeto foi retomado.
As aulas, para todos, começarão no próximo dia 17 e estão com vagas disponíveis divididas assim: 30 na Biblioteca Chico Leme (Rua Campos Salles - 380); 11 no Cras Harmonia (Rua Santo Antonio - s/n); 24 no Cras Nações (Av. Estados Unidos - 646); 26 no Cras Porto Seguro (Av. Urbano Bezana - s/n); e 16 no Cras San Francisco (Av. Antonio Nardi - 260).
Quase 200 alunos
Com a ampliação do projeto, ao todo, foram disponibilizadas neste ano 197 vagas em aulas de ballet clássico nas 15 turmas, de segunda a sábado. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o resultado da dedicação nos ensaios durante o espetáculo O Quarto de Brinquedos, que levou ao público encanto e magia em 12 coreografias no Teatro Ralino Zambotto no último dia 25. Na mesma noite, foi feita a entrega de certificados.
Formação cultural
A Oficina de Balé na Biblioteca e nos Cras é uma das ações implementadas pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a de Ação Social desde o segundo semestre de 2022. Com as professoras Ana Caroline da Silva, Carina Cristina Caetano e Julia Caroline Franco, as aulas oferecem oportunidade das crianças e jovens conhecerem, aprenderem e desenvolverem a arte da dança, para estimular a disciplina e o trabalho em equipe, além de descobrir novos talentos locais.
Entre os benefícios da iniciativa de formação cultural, estão ainda o estímulo à socialização, a melhora da coordenação motora, estímulos, reflexos, aumento de concentração, flexibilidade, expressão, memória e autoestima.