Oficializadas as 14 comissões do Parlamento Regional Metropolitano de Jundiaí
Os presidentes e vice-presidentes de cada comissão foram nomeados pela mesa Diretora do PRMJ, presidida pelo vereador Faouaz Taha
Foto:Comunicação/Câmara de Jundiaí
Da Redação
Em sessão extraordinária na última quinta-feira , 24, no Teatro Ralino Zambotto, foram oficializadas as 14 comissões temáticas do Parlamento Regional Metropolitano de Jundiaí (PRMJ). Os presidentes e vice-presidentes de cada comissão foram nomeados pela mesa Diretora do PRMJ, presidida pelo vereador Faouaz Taha, de Jundiaí. Os membros que compõem as comissões também compareceram. A realização é do Parlamento e da Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
Ao todo, foram constituídas 14 comissões temáticas que envolvem vereadores das oito cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Cabreúva, Jarinu e Itupeva). As comissões abordam os temas: Educação e Cultura; Saúde; Segurança Pública; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Planejamento, Meio ambiente e Assuntos Jurídicos; Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ação Social, Idoso, Mulher, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar; Mobilidade Urbana e Transporte; Saneamento básico, recursos hídricos e infraestrutura; Inclusão social e acessibilidade; Comunicação, Ciência e Tecnologia; Bem-estar e Defesa de Animais Domésticos; Comissão de Turismo e Sustentabilidade.
Seis vereadores itatibenses integram dez das 14 comissões, a saber: Luciana Bernardo (PDT), Dr. Ulisses (PSD), Hiroshi Bando (PSD), Juninho Parodi (Avante), Leila Bedani (PSDB) e Washington Bortolossi (Cidadania).
Washington afirmou que “as comissões temáticas são importantes para buscarmos os pontos de afinidades entre os municípios, a fim de conseguirmos melhorias e recursos para a nossa região”.
Presidente da Câmara Municipal de Itatiba, Ailton Fomachi (PL) disse que os municípios-membros têm alcançado mais sucesso nas demandas para o Estado e União. “Estamos trocando informações através dos nossos vereadores. Sabemos que quando reunimos os municípios, nos tornamos muito mais fortes”.
Sobre o Parlamento Regional
A Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi criada por projeto de lei aprovado em novembro de 2021, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; e sancionada pelo governador João Doria. Por meio da RMJ, a região de cerca de 800 mil pessoas passa a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como saúde, habitação, segurança, meio ambiente, entre outras, além de mais autonomia em relação a outras regiões do estado.
O Parlamento Regional é um instrumento, dentro dessa macrorregião, que permite participação legislativa nestas decisões. Possui membros no Parlamento as Câmaras das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu, Itatiba e Itupeva.
Comissões integradas por vereadores itatibenses
· Educação e Cultura: Luciana Bernardo (membro);
· Saúde: Dr. Ulisses (membro), Luciana Bernardo (membro);
· Segurança Pública: Hiroshi Bando (membro);
· Esporte e Lazer: Juninho Parodi (membro);
· Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda: Dr. Ulisses (presidente), Luciana Bernardo, (vice-presidente), Hiroshi Bando (membro) e Leila Bedani (membro);
· Ação Social, Idoso, Mulher, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar: Luciana Bernardo (membro) e Leila Bedani (membro);
· Inclusão Social e Acessibilidade: Washington Bortolossi (membro), Juninho Parodi (membro) e Leila Bedani (membro);
· Comunicação, Ciência e Tecnologia: Dr. Ulisses (vice-presidente);
· Turismo e Sustentabilidade: Washington Bortolossi (presidente);
· Planejamento, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos: Washington Bortolossi (vice-presidente) e Leila Bedani (membro).