Obras de drenagem fazem parte do projeto de Revitalização do Centro
O objetivo da obra é que o volume das águas pluviais (de chuva) tenha vazão até desembocar no Ribeirão Jacaré
Foto: Tatiana R. Petti/PMI
Da Redação
O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Itatiba informa que desde ontem, dia 17, está interditado o início da Rua Francisco Glicério, no trecho entre as avenidas Marechal Deodoro e Maria de Lourdes Abreu.
Agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas sobre as alterações e desvios (confira abaixo); será liberada passagem para entradas pontuais no trecho, a fim de minimizar o impacto das obras na economia da região.
Esta nova interdição integra parte do Projeto de Revitalização da Área Central, que teve início neste mês, e é necessária para realização de obras de drenagem que, segundo previsão da empresa que executa o serviço, devem levar cerca de 10 dias para a conclusão.
O objetivo da obra é que o volume das águas pluviais (de chuva) tenha vazão até desembocar no Ribeirão Jacaré. Por isso, também há interdição pontual na Av. Maria de Lourdes Abreu, como a realizada na terça-feira, dia 16.
Desvios e alterações
Devido ao fechamento do trecho, quem desce a Rua Francisco Glicério terá desvio obrigatório à direita na Av. Mal. Deodoro, podendo, em seguida, transitar tanto sentido Centro, para a direita na Rua Benjamin Constant, quanto o desvio sentido bairro, para a esquerda na Av. Independência, que levará até a Av. Maria de Lourdes Abreu. Serão estes os dois trechos que estarão com sentido inverso.
Também durante a interdição, a Rua Aristides Lobo, no quarteirão entre a Glicério e Av. Independência, terá sentido único Centro-bairro. O motorista que ali trafegar neste período, poderá somente virar à esquerda, rumo à Av. Independência. Para voltar ao Centro, precisará transitar pela Av. Maria de Lourdes Abreu e seguir pela Rua Comendador Franco.
Revitalização do Centro
No momento, há interdição total do trânsito da Av. Mal. Deodoro, entre as ruas Francisco Glicério e Comendador Franco, além do primeiro quarteirão da Rua Quintino Bocaiúva. Cada uma das seis etapas do projeto da Revitalização do Centro tem previsão de aproximadamente um mês.
Este é um projeto da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que vinha em estudos minuciosos há meses e entrou em operação neste maio.
A Av. Marechal Deodoro é o ponto inicial que seguirá até a Praça da Bandeira e vias adjacentes, com previsão de conclusão até o final de 2023. Serão implantadas melhorias em acessibilidade, com calçadas alargadas (mínimo 1,6m de largura) e padronizadas, arborização e medidas contra enchentes, integrando o programa municipal Avança Itatiba, nas frentes Mobilidade Urbana e Infraestrutura.
Também está prevista a construção de belvederes - pequenos jardins -, bem como novo paisagismo, que deve receber até iluminação cênica - voltada às árvores. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos ressalta que há um cronograma que pode ser constantemente alterado.
Toda a área central é passível de muitas intercorrências, já que o trecho não recebe há mais de um século obras tão profundas. Para quaisquer dúvidas, a orientação é contatar a Secretaria responsável pelo 3183-0760.