Obras da Prefeitura de Nova Odessa notifica CPFL a promover a ‘faxina de cabos mortos’ em postes da cidade

Foto: PMNO / Divulgação
A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Obras, deflagrou nesta semana uma ação de notificação para que a CPFL Paulista, concessionária da rede de distribuição de energia elétrica na região, realize a “faxina e cabos mortos” ou soltos em postes compartilhados com outras operadoras de serviços de TV a cabo e internet.
A ação consiste na identificação e notificação para a retirada de fios e cabos inutilizados, muitos dos quais se encontram caídos ou “enrolados” de maneira precária, colocando transeuntes e motoristas em risco.
O trabalho de fiscalização de campo, feito por técnicos da Prefeitura, começou pela região dos Jardins Alvorada e Capuava e do Bosque dos Pinheiros – onde até mesmo um cavalo com fios enrolados em seu corpo foi visto e salvo pelas equipes na última segunda-feira.
Em seguida, os pontos problemáticos estão sendo notificados à concessionária – que pode tanto providenciar a regularização ou acionar a empresa que “compartilha” o poste com ela. A ação de identificação dos pontos de conflito será estendida gradualmente para toda a cidade. A estimativa é que, até o final deste ano, toda a cidade já tenha passado por esse processo de vistoria e notificação sobre cabos inutilizados ou soltos.
Por sua vez, a própria CPFL esclareceu recentemente que não tem gestão sobre os fios de operadores de serviços de Telecomunicações, mas que o trabalho de regularização dos cabos é tripartite, ou seja, envolve todas as empresas que utilizam o respectivo poste.