Objetos raros dos séculos 18, 19 e 20 continuam expostos na Casa de Vidro em Campinas
Acervo particular da EMS tem aproximadamente de 110 objetos; muitos deles são considerados raríssimos e pertenceram a palácios imperiais das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ)
Foto: Divulgação / Firmino Piton
A mostra inédita Memórias do Império, idealizada pela farmacêutica EMS e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, chega à marca de mil visitantes, em pouco mais de 15 dias de exibição. O levantamento é da Casa de Vidro do Museu da Cidade, que sedia a exposição. A mostra reúne um notável acervo particular da EMS, com cerca de 110 objetos dos séculos 18, 19 e 20. Muitos deles são considerados raríssimos e pertenceram aos palácios imperiais das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ).
Entre as peças em destaque estão quadros de D. Pedro II, uma tapeçaria de parede, além do relógio da Fazenda Imperial de Santa Cruz e das louças utilizadas no dia a dia da família do imperador.
Com curadoria de Paulo César Garcez Marins, historiador e chefe técnico de acervo do Museu do Ipiranga, a exposição segue aberta gratuitamente ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h. A mostra vai até o dia 23 de setembro e pode ser agendada pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br.