O que você precisa saber para viver de investimentos?
Entenda tudo que deve ser levado em consideração e precisa fazer parte do planejamento daqueles que desejam viver de renda
Foto: iStock/ oatawa
Viver de renda é uma das alternativas mais atrativas para aqueles que desejam alcançar sua independência financeira sem depender do seu trabalho. Muitas pessoas apostam alto nos investimentos para complementar seu salário ou até mesmo substituí-lo por completo – mas esse é um processo que requer planejamento, disciplina e muita paciência.
Esse é um sonho totalmente possível e que pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que esteja disposta a entender que o sucesso financeiro não vem do dia para a noite. A seguir, entenda tudo que deve ser considerado para viver de investimentos.
Planejamento
O mercado de ações pode ser bem confuso para investidores de primeira viagem, então o primeiro passo é realizar um planejamento minucioso. Para isso, comece definindo a renda mensal que deseja alcançar no futuro e se inteirando sobre quais investimentos podem garantir essa meta de forma segura.
Uma vez que já tenha estabelecido os números, torna-se necessário organizar o orçamento para que esses investimentos possam se tornar realidade. É preciso estabelecer um valor fixo para ser investido todo mês e manter a disciplina por tempo indeterminado. Lembre-se que, quanto maior for esse valor, melhores os frutos colhidos no futuro.
Não se arrisque de início
Quem não tem experiência prévia com investimentos precisa começar de baixo, ou seja, apostando somente em ativos considerados seguros. Existem diferentes tipos de ações, e as mais rentáveis costumam se limitar àqueles que estão dispostos a se arriscar, mas esse perfil de investidor se limita aos mais experientes e com maior disposição de capital.
Para alguém que planeja viver de renda em longo prazo, as melhores alternativas são em investimentos de baixo risco, como fundos imobiliários, títulos, tesouro nacional, etc. Caso a situação financeira permita, também é possível apostar em algumas ações – para potencializar os ganhos, procure diversificar nos ativos para explorar todos os mercados possíveis.
Investimentos em longo prazo
Conforme os anos forem passando e a renda extra começar a se estabilizar, é importante buscar diversificar ainda mais os ativos. Apostar em renda passiva, como royalties e propriedades, é uma excelente forma de potencializar ainda mais os ganhos e finalmente alcançar sua meta.
Dito isso, aqueles que têm dúvidas sobre como viver de investimentos precisam ter em mente que esse é um projeto para a vida toda, podendo levar anos ou até mesmo décadas para ser concretizado. Tudo vai depender de quanto dinheiro se pode dispor mensalmente e da rentabilidade dos ativos escolhidos – mas, cedo ou tarde, todos podem realizar seu sonho com foco e empenho.