O Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso
Em 1927, a Câmara Municipal de Itatiba, que até então funcionava no antigo prédio da Cadeia Pública, que abrigava também o Fórum, decidiu construir um novo prédio, na mesma Praça que, na época, se chamava Lacerda Franco, atualmente, Praça XV de Novembro.
Através da Lei Municipal nº. 55, do ano de 1928, de autoria do vereador Antonio Augusto do Valle, foi construído, entre 1929 e 1930, o prédio do novo Paço Municipal durante a gestão do então prefeito Benedicto Franco de Godoy. O prédio começou a ser utilizado como Paço e Câmara Municipal em 1930.
Apresentando um estilo eclético, conciliação de estilos arquitetônicos históricos, a construção apresenta traços de elementos barrocos, neoclássicos, renascentistas e outras formas, fazendo nesta mistura, uma obra arquitetônica digna de ser admirada.
Durante várias décadas, este prédio funcionou como Paço e Câmara Municipal. Na década de 1970 abrigou no andar térreo a Biblioteca Municipal. Posteriormente, a Câmara mudou-se para outro prédio, na esquina das ruas Florêncio Pupo e Benjamin Constant.
Em 1995, o prédio do Paço Municipal passou por uma restauração que recuperou parte dos detalhes dos afrescos originais, teto e pinturas decorativas das paredes internas e passou a abrigar o Gabinete do Prefeito. Ganhou a denominação de Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso.
O prédio do Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso foi declarado como área de proteção permanente (patrimônio histórico) pela Lei nº 3.062, de 26/10/1998. Projeto de Lei dos vereadores Ocimar Rabechi e Ailton Fumachi, sancionada pelo prefeito Adilson Franco Penteado.
Atualmente, abriga o Centro de Capacitação Solidária, do Fundo Social de Solidariedade. No seu salão principal encontra-se exposto o antigo mobiliário utilizado pelos vereadores itatibenses, incluindo uma mesa bastante original com repartições para cada um dos oito legisladores, bem como a mesa utilizada pelo presidente da Câmara.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Levantamentos feitos pelo pesquisador Paulo Henrique Degani, Arquivo Público de Itatiba; Sítio da Câmara de Itatiba e matéria do Jornal de Itatiba de 22/07/2022 Dicionário de Ruas de Itatiba, por Luís Soares de Camargo.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Paço Municipal na década de 1940
Paço Municipal na década de 1950
Autoridades e militares no interior do Paço. Década de 1940