O natal do poeta com amigos de Itatiba - 2016
O poeta amazonense Thiago de Mello nasceu em Barreirinha no dia 30 de março de 1926. Além de tradutor e ensaísta, foi um dos poetas mais influentes e respeitados do país, sendo reconhecido como um ícone da literatura regional. A luta política, o lirismo, as relações de família e os amores são facetas marcantes em sua obra.
Aos 25 anos, o poeta da floresta publicou o seu primeiro livro de poemas, Silêncio e Palavra, e, desde então, nunca mais deixou de lidar com a palavra escrita, seu dom. Logo que começou a escrever, Thiago entrou para o círculo dos intelectuais da época, que incluía nomes como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. O poeta de Pasárgada foi, segundo Thiago, o responsável por lhe mostrar o “caminho encantado”.
Em julho de 2015, Thiago de Mello lançou Acerto de Contas, sentenciado pelo próprio autor como a última obra de sua lavra no campo da poesia. O livro é um balanço de toda a produção literária de Mello e é dedicado a outros diversos nomes da literatura nacional, como Joel Rufino dos Santos, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, entre outros.
Quando, em 2016, Thiago de Melo completou 90 anos, aconteceram muitas homenagens e eventos comemorativos, no Rio de Janeiro, em Manaus e também em São Paulo. Na capital paulista, a noite em homenagem aos 90 anos do poeta Thiago de Mello aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade, na noite de 15 de março de 2016 e contou com a presença de autoridades, artistas e poetas, seu filho Thiago Thiago de Mello e alguns amigos itatibenses, que prestigiaram o evento.
Depois da homenagem oficial, Thiago fez questão de se reunir com o grupo de itatibenses presentes ao evento para cantar em coro, algumas de suas músicas preferidas.
Uma noite inesquecível!
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Informações e fotos: Acervo Pessoal e site da Editora Global
O cartaz anunciando o evento em homenagem aos 90 anos de Thiago de Mello
Thiago de Mello cantando com seu filho Thiago Thiago no palco da Biblioteca Mário de Andrade
- Magno Borella, Cid Camargo, Rogério Scavone, José Carlos Costa, Izildinha e Ocimar Rabechi