O início da coleta de lixo reciclável em Itatiba
Na foto: A primeira página do JI no dia da realização da 1ª Coleta do Lixo Reciclável de Itatiba
Foto: JI
Da Redação
No final de janeiro de 1992 foi idealizada, pela direção do Jornal de Itatiba, a realização da 1ª Campanha do Lixo Reciclável de Itatiba, para que a população fizesse a entrega de lixo diferenciada, pois até então tudo era feito de forma generalizada, colocando-se o orgânico junto com o reciclável.
Várias reuniões foram feitas para obtenção de apoio, iniciadas com a Prefeitura Municipal, que tinha com prefeito Roberto Lanhoso, que colocou caminhões e funcionários à disposição, além de diretores e professores de estabelecimentos de ensino e diretores de casas assistenciais.
OS COLABORADORES INICIAIS
Com o comando do Jornal de Itatiba, foi formada uma Comissão Organizadora, que teve o apoio oficial da Municipalidade, juntando-se à 98 FM e a Rádio das Nações (hoje CRN) para divulgação, os estabelecimentos de ensino da cidade, abrindo com o Sesi 13, que depois contaria com apoio de todas as demais escolas do município e do Grupo de Escoteiros Tapirjara.
Em reunião da Comissão Organizadora e dos apoiadores, fixou-se a data de 8 de fevereiro, um sábado, para que fosse realizada a 1ª Coleta do Lixo Reciclável de Itatiba, inclusive designando o roteiro que partiria da Rua Comendador Franco, ao lado do JI, passando pela Avenida Expedicionários Brasileiros, ruas da Vila Brasileira até o Bairro das Brotas pela Avenida Benedito Alves Barbosa Sobrinho e retorno pela Avenida Campinas até o centro.
ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO
Em todos os roteiros feitos pela coleta, um carro de som acompanhava os caminhões coletores indo à frente, com um locutor chamando à atenção para que as pessoas colaborassem com doações de recicláveis, cuja arrecadação nas vendas seria destinada às casas assistenciais. Também era explicada a diferença entre o lixo reciclável e o orgânico, pois até então eram pouquíssimas as pessoas que sabiam da diferença, e como fazer para descartar separadamente um lixo do outro.
Deve ser lembrado que hoje, mesmo com tudo o que é divulgado através de campanhas, inclusive pelo JI/CRN, sobre reciclável e orgânico, ainda tem gente que não os distingue, não separa e nem se interessa por isso, juntando ambos os lixos em um só saco para descarte.
AS PRESENÇAS
Participaram das reuniões: Terezinha F.N. Fagundes da Apae, Rubens Tadeu Camargo, José Carlos Osso e Miriam R. Junqueira da GALLI, Léo Mulina da LUCCI, Márcio De Luca da Dovosan, Maria Regina Susan da Casa de Santo Antonio, ainda os colaboradores Giovani Camargo, Osvaldo Minutti e Daniel Calixto, dirigente do Asilo São Vicente de Paulo e Mané Massaretti, que representou a Prefeitura, como vice-prefeito, e também a Oficina de Santa Rita, o JI e a 98 FM.