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Por Roberto

O impacto do frete na decisão de compra

75% dos consumidores deixam de comprar por causa do valor do frete. Descubra o que é possível fazer para contornar essa estatística

Por Roberto

Foto: Divulgação

É inegável que, com a pandemia, os hábitos de consumo mudaram. Uma pesquisa chamada “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, divulgada pela Agência Marco no final de 2022, apontou que 98% dos brasileiros passaram a comprar mais em e-commerces após o início da pandemia.

Outra pesquisa da mesma época, feita pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, indicou que 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas. O principal motivo, segundo a pesquisa, é que os preços online são mais baixos do que nas lojas. Porém, existe algo que pode fazer o consumidor mudar de ideia: o valor do frete.

Principais motivos para a desistência em comprar online

Mesmo que o consumidor saiba que as empresas têm que arcar com custos, como com o monitoramento de carga, para garantir um bom serviço, o principal motivo que leva o consumidor brasilieiro a desistir de comprar online é o valor do frete. De acordo com um estudo feito pela State of Search Brasil junto com a Opinion Box, 75% dos consumidores desistem da compra por essa razão.

Outros motivos que também foram muito citados foram a desconfiança, já que 74% das pessoas disseram que desistem de fechar a compra por não confiarem no site e não encontrarem informações suficientes sobre o produto desejado (65% de quem respondeu à pesquisa).

Possíveis alternativas para tornar o frete mais atrativo

Como a pesquisa citada indica, o valor do frete influencia — e muito — na decisão de compra. Por isso, reunimos algumas sugestões para torná-lo mais atrativo para os clientes.

Custo x rapidez

É verdade que um custo muito alto de frete pode desencorajar o fechamento da compra, mas o consumidor pode se sentir mais estimulado a comprar se a entrega for rápida. Dessa forma, o valor mais alto seria compensado pela possibilidade de ter rapidamente o(s) produto(s) em mãos.

Frete grátis por um valor mínimo

Entendemos que nem sempre é possível garantir que o frete saia grátis, pois existem custos envolvidos no envio do produto. No entanto, é possível oferecer essa opção para compras com um valor mais alto, que “compense” os custos de envio. Essa estratégia também é interessante pois incentiva que o cliente consuma mais no site, podendo aumentar o seu ticket médio.

Diversificação das formas de envio

Hoje existem várias opções de frete além das oferecidas pelos Correios, como PAC e Sedex. Você pode estudar a possibilidade de contratar outras empresas de logística para fazer as entregas da sua loja, oferecendo mais opções, potencialmente mais baratas, aos clientes.

Caso você também tenha lojas físicas, há a possibilidade de cortar o custo de frete oferecendo a possibilidade dos consumidores buscarem as compras diretamente nas lojas. Outras opções que podem diminuir o valor do frete são ter pontos de retirada e lockers, que são terminais de autoatendimento fixos onde os clientes podem retirar suas encomendas.

Existem ainda algumas empresas de compartilhamento de entregas que podem reduzir tanto o custo quanto o impacto ambiental dos fretes. Elas permitem que entregas que serão feitas na mesma região sejam feitas juntas, otimizando esse serviço.

Outras estratégias importantes

Todas essas opções que citamos podem ser saídas para tornar o valor do frete do seu e-commerce mais atrativo. Entretanto, além disso, é relevante comunicar claramente a política de envio e frete para o cliente, evitando mal-entendidos e aumentando a confiança na sua loja.

Também é importante comunicar claramente todas as etapas pós-compra, desde a confirmação do pedido e do pagamento até a entrega, indicando status do pedido, estimativa de prazo para a entrega e mais. Isso pode ser feito por e-mail, SMS, mensagens de WhatsApp, dentre outras possibilidades. Oferecer o rastreamento da compra também é algo valorizado pelos consumidores.

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