O glorioso Itatiba E.C.
O Itatiba Esporte Clube é um time de futebol que figura entre os principais e mais antigos de nossa cidade. Surgiu na metade da década de 1930, a partir de um grupo de jovens que se reunia nas ruas centrais da cidade. Começou como Juvenil Itatiba e usava o fardamento (uniforme) rubronegro do Sul Americano F.C.
O Sul Americano Futebol Clube foi fundado em 1916 por iniciativa do professor Ataliba de Oliveira. A equipe do Sul Americano usava a camisa vermelha com o emblema do time em preto e as partidas e treinos eram realizados no “Campo do Careca”, no final da Avenida 29 de Abril, próximo de onde está localizada atualmente a Delegacia de Polícia de Itatiba. Este também era o campo preferido do Juvenil do Itatiba.
Entre os primeiros jogadores e participantes do Juvenil do Itatiba estavam: Danton Ernesto de Lima, Alcides Gilli, Luís Machado, Vitório Polesi,José Casanova Neto, Armando e Luís Carra, Valter Schiavinatto, Ítalo e José Sesti, Jácomo Bedani, Osvaldo Coletti, Onofre Pipi, Alberto Passador, Joanin Prevedel, Anísio Consoline, Vai Vai, Gervásio Dian, Varguinha, Nelito, Wilson Gianini, Onofre, Máximo Panzarin, Carleto, Dito Lau, Rabelo, Orestes Paganini, King, Valdomiro Mendonça, Carnevale, Zepo, Juca Machado, Luciano Cremonese, Orlando Marcondes “Pagode”, Acácio Panzarin, Luís Labriola, Caio Pires de Morais, Antonio Marciano, Wilson Rela, Pedro Dian, Campana, Juca e Benedito.
O dia 5 de março de 1937 é considerada a data oficial de fundação do time que passa a se chamar Juvenil do Itatiba Esporte Clube. No dia 17 de março de 1941 acontece uma reunião da primeira diretoria do Itatiba Esporte Clube, encarregada de reorganizar a agremiação.
O auge do time do Itatiba Esporte Clube foi no final da década de 1950 e início da década de 1960 quando disputou o Amador do Interior e a Terceira Divisão de Futebol Profissional.
Em 2002, o professor Celso Fernando Catalano lançou o livro “A História do Itatiba Esporte Clube” (Pontes Editores), que conta a história do clube, seus diretores, seus jogadores e uma minuciosa relação das campanhas do rubronegro ao longo de sua história. Ao final da publicação um álbum de fotos históricas, algumas delas cedidas pelo Acervo Foto Parodi. Vale a pena conhecer.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Livro “A História do Itatiba Esporte Clube” de Celso Catalano - Pontes Editores - 2002.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Primeira foto oficial do Juvenil do Itatiba no final da década de 1930
A partir da esquerda: Amador Consoline, Chorão, Passador, Nelo Gianini, Valter Schiavinatto, Varginha, Carleto, Luizinho Carra, Wilson Gianini, Sebastião José e Armando Carra. Final da década de 1930
A partir da esquerda: Olten Ayres de Abreu, Joãozinho Cavalaro, Toca, Bahia, Chiquinho Órdine, Borella, Belo e Vicente Guimarães. Agachados: Nenê Berti, Airton Gianini, Mané Massaretti, Mosquito e Zeca. Provavelmente 1958