O desmonte da Estrada de Ferro Itatibense 1952
As fotografias que publicamos hoje fazem parte do acervo pessoal da família do senhor Joaquim Sanfins e foram gentilmente cedidas, para reprodução, ao Acervo Foto Parodi no final da década de 1980. Trata-se de um conjunto de 15 imagens feitas entre 1952 e 1955 que registram o desmonte da Companhia Estrada de Ferro Itatibense, incluindo a retirada dos trilhos e o transporte de carros e vagões, que foram vendidos e transportados para outros estados como Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte.
A Companhia de Estrada de Ferro Itatibense teve sua primeira concessão em 1872 para fazer a interligação entre Itatiba e Jundiaí. Posteriormente decidiu-se modificar o trajeto para a interligação com Louveira e este ramal foi inaugurado apenas em 19 de novembro de 1890.
Fizeram parte da diretoria as famílias itatibenses Silveira Franco, Pretti e Sanfins; e Cintra Prado, de Amparo. A última viagem da Itatibense teria sido realizada em 15 de agosto de 1952.
Com a desativação, os proprietários começaram a comercialização das locomotivas, e dividindo a área em que estava a estação. Este trecho ficava ao longo da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, entre as ruas Francisco Glicério e Comendador Franco. No total, a Itatibense contava com três locomotivas: Barão de Campinas, Dr. Machado e Alves Cardoso; trinta e seis vagões de carga, seis de passageiros e três automotrizes (bondinhos que transportavam passageiros).
O Acervo Foto Parodi possui imagens de todas estações entre Itatiba e Louveira, das locomotivas e outras imagens relacionadas com a Estrada de Ferro Itatibense.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Jornal de Itatiba Artigo de 03/09/2019 e do Blog A Ferrovia Paulista (https://efpaulista.blogspot.com/2017/11/companhia-carris-de-ferro-itatibense.html)
Fotos: Joaquim Sanfins reproduzidas e conservadas pelo Acervo Foto Parodi
Quatro caminhões carregados com vagões da Itatibense prontos para partir para a viagem ao Nordeste, uma viagem que levava cerca de vinte dias. 25/08/1952
Funcionários trabalham na retirada dos trilhos da Itatibense no trecho próximo à Avenida 29 de Abril às margens do Ribeirão Jacaré. Na foto: José Magnani, Ignácio Franco e Antonio Girardelli. 25/08/1952
Carregamento do vagão nº 11 que transportava passageiros. 25/08/1952