O cão que vive no gelo
Por GB Edições
O barulho do chicote que estala no ar é o sinal e todos os cães se colocam de pé. Outro comando vindo do dono e começa a marcha em fila dupla atrelada ao trenó carregado, com o líder à frente.
Em várias regiões da Sibéria, no Alasca, na Lapônia e na Islândia, o cão-esquimó serve a população; ele pesa cerca de 40 quilos e, além de puxar o trenó, é útil para caça, proteção contra os ursos e lobos e ainda como fonte de alimento em ocasiões de necessidades extremas, quando a neve é muito, muito intensa e as fontes de alimentos quase não existem.
Quando bem treinado, o cão esquimó pode prestar outros serviços. Guiado pelo faro, é capaz de localizar uma pessoa soterrada pela neve e conduzi-la à povoação mais próxima.
Apesar de toda essa utilidade e vivência próxima aos humanos, o cão-esquimó não é um animal dócil. É quase que um lobo domesticado, ou seja, um pouco menos feroz que o lobo. Ele chega a medir de 58 a 64 centímetros e sua pelagem é densa e com subpelo, os pelos não são longos, mas muito macios.
A matilha é sempre inquieta e agressiva e fica muito alvoroçada quando os machos disputam uma fêmea ou a posição de chefe. Cada matilha tem um líder, que precisa lutar muito até alcançar essa condição. Uma vez estabelecida sua superioridade, os demais tendem a segui-lo.
VOCÊ SABIA?
De todos os animais domesticáveis, o cão-esquimó é o único do qual o homem pode valer-se nas regiões geladas do Ártico.
Vigorosos e resistentes, os cães puxam trenós por 30 a 40 quilômetros diariamente, às vezes em temperaturas de 20 graus abaixo de zero. Explicando que em tais viagens a carga do trenó é distribuída na média de 30 quilos para cada animal.
O cão-esquimó pertence à classe dos Mamíferos. Ele não ladra como fazem os cães, mas emite uivos longos e agudos, muito parecidos com os do lobo. Seu uivo pode ser ouvido a qualquer hora do dia, ou da noite e até mesmo quando acontecem as tempestades de neve.
Os esquimós não permitem que os cães entrem em suas casas. É que ficando os cães fora do iglu (a casa do esquimó tem esse nome), a neve que cobre os seus pelos não se derrete e, assim, eles permanecem secos. Se os cães ficarem dentro da casa, com o calor a neve se derrete e eles ficariam permanentemente molhados, o que lhes faria grande mal à saúde.
Agressivos e destemidos, o cães-esquimós atacam qualquer outro animal, mesmo bando de lobos-polares ou urso-branco.
O adestramento do cão começa quando ele ainda é filhote. Para que o cãozinho se familiarize com seu futuro trabalho, ele é atrelado a um trenó em miniatura. Quando chega à idade adulta, o cão assume seu posto ao lado de seus companheiros que receberam o mesmo treinamento.