Nunca beba e dirija: quatro regiões recebem blitze educativas neste sábado em Campinas
Bares no Cambuí, Vila Nova, Bonfim e Jardim Guanabara recebem ação que inclui testes informais com etilômetros
Foto: Emdec/Divulgação
Convidar a população para refletir sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcóolica. Com esse propósito, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará blitze educativas em bares das regiões do Cambuí, Vila Nova, Bonfim e Jardim Guanabara, neste sábado, 28 de setembro, no período da tarde.
A ação é parte da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) e se repete na próxima quinta-feira, 3 de outubro, em Barão Geraldo, na Cidade Universitária, no período noturno. A interação, que tem foco no público jovem, inclui testes informais com um etilômetro passivo, que detecta se a pessoa fez uso de álcool sem a necessidade de assoprar o equipamento.
Caso o grau de alcoolemia seja identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona e transporte público; táxi ou transporte por aplicativo. A abordagem tem papel educativo e não gera qualquer penalidade ao participante.
Os educadores da Emdec também irão transmitir orientações sobre segurança no trânsito, enfatizando os dados de sinistros (acidentes) envolvendo o álcool como fator de risco. Como forma de chamar a atenção para o tema de forma descontraída, serão entregues adesivos com mensagens como “Não bebi, te levo para casa”, “Não avance o sinal vermelho” e “Autuado por amar demais”. Os materiais já foram distribuídos em blocos carnavalescos no início do ano e chamaram a atenção dos foliões.
Beber e dirigir mata
Em 2023, o álcool esteve presente em 47 (32%) dos 149 sinistros fatais ocorridos em Campinas. Entre os efeitos do álcool no organismo estão o tempo de reação mais lento, a atenção e a visão prejudicadas, a redução da pressão sanguínea e impactos na consciência e na respiração.
Dados preliminares computados até agosto de 2024 apontam que dos 31 sinistros fatais que tiveram os fatores de risco analisados, nove (29%) envolviam a combinação de álcool e direção. Entre janeiro e agosto, 113 pessoas perderam a vida no trânsito de Campinas, sendo 49 em vias urbanas, 58 em rodovias e seis em locais ainda não identificados.
Semob 2024
Até o dia 5 de outubro, a Emdec promove, em conjunto com parceiros, diversas atividades educativas que buscam mobilizar a sociedade para a construção de uma cultura de paz no trânsito. A programação completa está disponível no hotsite www.emdec.com.br/semob.
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A Semob promove ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).