“Núcleo Vamos” apresenta peça teatral “O Caminho do Sol” com ingressos gratuitos no Teatro Ralino Zambotto
Foto: Fernanda Albino @fernandafotografias
O Núcleo Vamos, coletivo teatral da cidade de Vinhedo, traz para Itatiba a história do Caminho de Peabiru, uma rota milenar que ligava o oceano Atlântico ao Pacífico e cujo os registros datam de mais de nove mil anos. Hoje, poucos trechos desse caminho estão preservados e o “Núcleo Vamos” arrisca-se a desenhar, por meio de coralidades da cena, novos caminhos possíveis.
As apresentações serão realizadas no próximo dia 25 de maio, sábado, às 16 e às 19 horas, no Teatro Ralino Zambotto.
“O caminho do sol é um convite a caminhar por trilhas de um tempo passado de forma não colonialista. Propomos, no espetáculo, um ponto de vista crítico sobre a exploração das terras de pindoramama e, com muita música e movimento, mergulhamos em nossas memórias do chão e do céu”, diz Maria Clara, uma das diretoras do Núcleo.
A narrativa aborda também temas relativos à especulação imobiliária, disputa territorial e desastres ambientais causados pela mineração e exploração do solo. O tema da água aparece costurando a dramaturgia tanto no que tange à espiritualidade, quanto à escassez de recursos.
POR QUE EM ITATIBA?
A escolha de apresentar nesta região não é por acaso. Alguns estudos arqueológicos e documentações históricas afirmam que o caminho de Peabiru passava por essa região: um dos pontos iniciais da rota seria na cidade de Cananéia, litoral de São Paulo, dali o caminho adentraria o território de onde hoje é o interior do estado de São Paulo, seguindo então para o estado do Paraná até chegar à Cordilheira dos Andes e alcançar a Costa do Pacífico.
OFICINA DE TEATRO
O Núcleo Vamos realizará no dia 24 de maio, sexta-feira, das 14 às 17 horas, também no Teatro Ralino Zambotto, uma oficina de teatro "Coralidades cênicas: estratégias coletivas para mover corpo e voz"
Inscrições para a Oficina devem ser realizadas na Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba presencialmente. (Av. Antonio Ferraz Costa, s/n; email: cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br; telefone 4538-0917).
A oficina propõe práticas coletivas acerca da noção de coralidade na cena teatral, a partir da metodologia desenvolvida por Maria Clara Teixeira e Ana Lu Geraldini no Núcleo Vamos, trabalharemos técnicas de improvisação cênica, percussão corporal e voz. Na oficina serão abordados temas pertinentes aos estudos do corpo e da voz no teatro a partir de jogos de composição, escuta, percepção e criação. Durante as três horas de oficina, as fronteiras entre as linguagens da dança, da música e do teatro estarão borradas.