Novo instituto de oncologia deve ser construído em Campinas
Foto: Divulgação
Em visita a Campinas a ministra da Saúde Nisia Trindade se reuniu com a gestão da Unicamp para tratativas da construção de um novo Instituto de Oncologia vinculado ao Hospital de Clinicas da universidade. Foi apresentado à Ministra alguns pontos e a necessidade da construção desse hospital para atender a demanda.
O projeto para o novo Instituto já existe, e o local também, que deve ser cedido pela Prefeitura de Campinas, já o valor desse repasse que precisa vir do Governo Federal ainda não foi oficialmente divulgado, como explicou a ministra.
A construção do hospital é uma antiga necessidade devida à crescente alta no número de pacientes com câncer que vêm de diversas regiões do Estado e são atendidos no HC.
De acordo com a superintendente do Hospital da Unicamp, Elaine Ataíde, o valor necessário deve ser em torno de R$500 milhões dependendo da estrutura e que a construção do instituto deve durar ao menos 4 anos.
Em 2023 foram 12.089 internações oncológicas no HC, um aumento de 4,16% em relação ao ano anterior. As sessões de radioterapia também cresceram 2,7%, ultrapassando as 11 mil no último ano. Os exames de imagem apresentaram um aumento de 3,2%, com mais de 113 mil procedimentos realizados. Atualmente existem cerca de 250 pessoas na fila de espera aguardando atendimento.
* com informações da Rádio CBN Campinas