Novo caso suspeito de coronavírus em Itatiba
Trata-se de um homem, de 71 anos, morador de um bairro central de Itatiba, sem viagens ao exterior e que possui comorbidade hipertensão
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
A Vigilância Sanitária recebeu no final da tarde da última quinta-feira, dia 9, uma notificação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo, informando que há um cidadão itatibense com suspeita de covid-19 internado em Campinas.
Trata-se de um homem, de 71 anos, morador de um bairro central de Itatiba, sem viagens ao exterior e que possui comorbidade hipertensão. Apresentou quadro de febre, tosse, desconforto respiratório e diminuição da saturação. Está na UTI desde o último dia 3, e necessitou ser entubado. Foram coletadas amostras para exames de covid-19 e H1N1. O quadro é estável.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que na quinta-feira não houve coletas nem resultados do Instituto Adolfo Lutz. No entanto, há esta notificação de novo caso suspeito. Itatiba apresenta, ainda, 33 suspeitos aguardando o resultado, cinco casos confirmados e uma morte.
Percentual na região
A imprensa regional repercutiu dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do governo estadual, levantados em parceria com a empresa Vivo. Os dados obtidos através da geolocalização de aparelhos celulares mostram que, na última semana, Itatiba apresentou 57% de população em isolamento social, maior índice da região de Jundiaí (cidade que apresentou 48%) e acima da média estadual (51%).
Especialistas apontam que o mínimo necessário deva ser 70%. O governador, João Doria anunciou que a meta do Estado de SP será um mínimo de 60%.