Nova Odessa sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC
Na ocasião, a Câmara Temática de Bem-Estar Animal apresentou a proposta do prefeito Benjamim Bill Vieira
Da Redação
A reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ocorreu na última terça-feira, dia 15, em Nova Odessa, no salão de eventos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Compareceram integrantes dos 20 municípios que integram a RMC.
Na ocasião, a Câmara Temática de Bem-Estar Animal apresentou a proposta do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que prevê a elaboração de um convênio entre o órgão e uma instituição para desenvolver um censo de amostral regional da população de animais domésticos (cães e gatos).
Ainda, durante o encontro, foi entregue ao conselho uma carta de intenção para dar início ao projeto de castração, com o intuito de que os municípios da região ofereçam ou aumentem a oferta de serviços de esterilização em toda a RMC.
Análise do conselho
Ambos os projetos, juntamente com os custos, foram encaminhados para análise do Conselho da RMC. Caso sejam aprovados, serão destinados recursos do orçamento para a execução dos mesmos. Bill explicou que o maior problema atualmente é não ter conhecimento de quantos animais estão sob os cuidados dos municípios e quanto de recurso é destinado por cada prefeitura, “por isso, é importante fazer o censo animal”, completou o prefeito de Nova Odessa.
Hospital Regional de Ortopedia
Na ocasião, os prefeitos também assistiram à apresentação do sub secretário de Assuntos Metropolitanos, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Marcos Campagnone, que falou sobre “Aspectos da Governança na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, com a participação do assessor da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestor do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, Ivan de Oliveira, e da Gerente da Cetesb, da área de Controle de Licenciamento, Adriana Guimarães Alves.
Outro ponto destacado foi o Projeto “Hospital Regional de Ortopedia”, do dr. José Carlos Affonso Ferreira. A iniciativa consiste na implantação de um novo Hospital Ortopédico em Campinas, com capacidade para atender a todas as cidades da região metropolitana.
Para o prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira, que esteve presente na reunião, a demanda para atendimentos ortopédicos é grande na região e tem sido um problema para diversas cidades da RMC. “Temos lutado muito por um Hospital Regional com esta especialidade, que poderá atender muitos pacientes, principalmente os que vêm de municípios menores”, ressaltou Marquinho.