Nova exposição no Museu Municipal será aberta no dia 29 de Abril

Foto: Divulgação
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba lança na próxima terça-feira (29/04) a exposição Caminhos do Passado, versão 2025, no Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima.
A partir das 19h30, o público poderá visitar a versão ampliada dessa mostra, que - em sua nova roupagem - será a maior até agora apresentada no Museu, ocupando todas as suas 10 salas com 40 painéis e diversos expositores que vão contar a história de Itatiba desde a sua fundação em 1786.
Dividida por temas, a exposição trará em cada sala um assunto diferente, a exemplo da fundação e os primeiros tempos, o café, a educação, imigrantes, a ferrovia, a história da imprensa e um grande salão fotográfico.
Mas, como destaque neste 29 de Abril, uma data muito especial na história da cidade (uma vez que foi nela, em 1888, que a abolição da escravatura chegou, semanas antes do restante do Brasil) foi montado um salão para contar a história do cotidiano e das lutas contra a escravidão em Itatiba e, a partir de agora, uma nova análise dará destaque às resistências e ao protagonismo dos negros no combate ao regime que os afligia. Para completar a noite, haverá a apresentação de roda de capoeira com capoeiristas itatibenses e convidados.
De acordo com o historiador Luís Soares de Camargo, que elaborou esta nova exposição, a população terá a oportunidade de ter contato com uma nova história da cidade, já que as pesquisas revelaram fatos até agora desconhecidos.
Planejada de modo dinâmico, a exposição levará os visitantes a uma verdadeira viagem pela história da cidade através de imagens, textos e objetos, utilizando-a como um caminho ou, como o título faz referência, “Caminhos do Passado".
Pensada para alcançar todos os públicos, esta exposição será permanente e é dirigida também às crianças das escolas de Itatiba que, a partir de agora poderão, completar seus conhecimentos através de visitas monitoradas, que já podem ser agendadas pelo telefone 4524-1264. Cada visita monitorada será acompanhada por uma equipe do Museu, que completará a experiência com informações e curiosidades.