Notificações por fios inoperantes ou ‘bagunçados’ em postes de Campinas crescem 38,8%
Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas
concessionária de energia CPFL emitiu 25 mil notificações em 2023 para empresas de telecomunicações por fios ‘bagunçados’ ou inoperantes nos postes de Campinas. O número é 38,8% maior que o total de notificações emitidas pela empresa em 2022, quando foram registrados 18 mil avisos.
O gerente de operações de campo da CPFL Paulista, André Luiz Marques, afirmou em entrevista à CBN Campinas que o problema ocorre quando são identificados cabos baixos, que já não funcionam ou estão desorganizados, e por isso, podem causar acidentes.
Só entre julho de 2022 e março de 2023, 17 toneladas de cabos inoperantes foram removidas dos postes de Campinas pela CPFL Energia. Atualmente, um dos pontos mais críticos da metrópole é a Avenida Norte-Sul, onde as equipes concentraram os trabalhos nos últimos meses.
A população pode solicitar atendimento à CPFL quando um cabo se soltar ou aparentar risco, mesmo que a ligação não seja de energia. Ainda que o cabo esteja inoperante, pode causar um acidente de trânsito, segundo o gerente de operações da concessionária.
Em Campinas, uma lei municipal aprovada em 2021 determina a retirada dos fios inutilizados dos postes da cidade.
* com informações da Rádio CBN Campinas