Nota Oficial – Jundiaí confirma segunda morte por dengue
A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta quarta-feira (10), a segunda morte por dengue na cidade em 2024.
Trata-se de uma mulher de 73 anos, com comorbidades, residente no Jardim do Lago. O óbito foi registrado no dia 26 de março.
O Município ainda aguarda resultados de quatro mortes suspeitas. Mantendo o princípio da transparência, assim que os laudos forem emitidos, havendo a confirmação dos óbitos por dengue, a Prefeitura fará a publicação em seus canais oficiais.
Em toda a cidade, desde o ano passado, houve reforço nas ações para a contenção dos casos. No dia 1 de abril, foi decretada a situação de emergência e o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue definiu novas estratégias de enfrentamento da doença. A partir da Sala de Situação – montada em dezembro – diariamente o cenário é monitorado para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.
A Prefeitura reforça o alerta para a população contribuir na eliminação de espaços com acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti e efetuar corretamente o descarte de lixo. Último Boletim de Arboviroses aponta que a cidade acumula 5.128 casos de dengue. Do total, 3.633 são autóctones, 154 importados e 1.341 estão em investigação para determinação de local de transmissão. Estão no aguardo de confirmação, 4.322 exames.
Ivoturucaia recebe ação de nebulização veicular
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza nesta quinta-feira (11) nebulização veicular nas ruas do Ivoturucaia. O bairro concentra 616 casos de dengue, dos 5.128 registrados na cidade. Novo Boletim de Arboviroses foi divulgado nesta quarta-feira (10).
O trabalho terá início às 5h e complementa ação realizada pelas equipes da VISAM e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), pela quinta vez, de vistoria nos imóveis para a busca de criadouros do Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O equipamento de nebulização utiliza baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros.