Nota de Itatiba no ranking de competitividade supera média nacional
Foram avaliados três quesitos: Instituições, Sociedade e Economia
Foto: Arquivo JI
Da Redação
A primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios foi divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) no último dia 19. Itatiba obteve a nota 54.39 e ficou na 13ª posição entre os municípios brasileiros de 100 mil a 149.999 habitantes. No ranking geral, o município alcançou o 60º lugar.
O desempenho de Itatiba superou a média nacional, que foi de 46.61. Também ficou acima da média da região Sudeste (50.09), e do Estado de São Paulo (52.67).
Três quesitos foram avaliados: Instituições, Sociedade e Economia, que constituíram qualidade e acesso à saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. O Ranking de Competitividade dos Municípios foi elaborado em parceria com a startup Gove e com o Sebrae.
RMC
Outros sete municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) apareceram no ranking: Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Sumaré e Valinhos. Com a nota 59.32, Campinas obteve o melhor desempenho, ficando na 8ª colocação da classificação geral. Indaiatuba (59.20) ficou na 9ª posição.
Primeiras colocações
As Regiões Sudeste e Sul ocuparam as 66 primeiras colocações, com São Paulo à frente (40 municípios). Depois vieram Santa Catarina (sete cidades), Minas Gerais e Paraná, com seis cidades cada; seguidos de Rio Grande do Sul (cinco cidades), Rio de Janeiro e Espírito Santo (um município cada).
O estado de São Paulo teve, ainda, seis municípios entre os dez primeiros colocados: Barueri (1º), São Caetano do Sul (2º), São Paulo (3º), Santos (7º), Campinas (8º) e Indaiatuba (9º). Completaram os dez primeiros: Florianópolis (4º), Curitiba (5º), Vitória (6º) e Porto Alegre (10º).