Noroeste retorna à elite paulista após 14 temporadas
Clube de Bauru é finalista da Série A2 e volta à elite paulista depois de 14 anos; disputa de título será contra o Velo Clube
(Crédito: Fernanda Luz/Agência Paulistão)
Luís Henrique Taguchi,
especial para o site da FPF*
O Esporte Clube Noroeste superou a Portuguesa Santista, nos pênaltis, fora de casa neste domingo (7), avançou à final do Paulistão A2 Sicredi, garantindo assim, seu lugar no Paulistão Sicredi 2025. A disputa pelo troféu da segunda divisão paulista será com o Velo Clube, que superou o Juventus no sábado (6).
Última participação
O Noroeste é, dos quatro semifinalistas, o que esteve presente no Paulistão A1 mais recentemente. O clube de Bauru disputou a divisão de elite do futebol paulista pela última vez em 2011, um hiato de 14 anos. Naquela ocasião o time foi 19º colocado na classificação geral e acabou rebaixado à Série A2.
Agora, promovido novamente, o Norusca busca repetir as boas campanhas que conseguiu entre 2006 e 2008. Em 2006 o time foi quarto colocado, melhor colocação de sua história, com 34 pontos conquistados em 19 jogos disputados. A boa campanha no campeonato estadual garantiu a participação na Copa do Brasil do ano seguinte. Em 2007 e 2008 o time de Bauru conseguiu se manter na primeira divisão do futebol paulista, terminando em sétimo e nono respectivamente.
Em 2009 o clube foi rebaixado à Série A2, conseguiu retornar à elite em 2011 mas somou novo rebaixamento. Em 2015 chegou a disputar a última divisão do campeonato estadual depois de novos descensos. O clube seguiu na Série A3 de 2016 até 2022, quando conquistou o título e consequentemente o acesso. Em 2023 disputou a segunda divisão do futebol paulista, chegou até a semifinal mas bateu na trave e a promoção ao Paulistão foi adiada.
Caminho do acesso
A caminhada até a conquista da vaga na elite do campeonato estadual foi surpreendente de certa forma. O alvirrubro terminou a primeira fase da Série A2 2024 na oitava colocação, última posição que garantia vaga no mata-mata do torneio. Na fase de grupos foram 21 pontos conquistados em 15 partidas, sendo cinco vitórias, seis empates, quatro derrotas, 24 gols marcados e 19 gols sofridos.
O Noroeste enfrentou nas quartas de final o São Bento, líder geral da primeira fase do torneio. O primeiro jogo, em Bauru, terminou empatado. Na segunda partida o Noroeste surpreendeu e venceu o São Bento fora de casa, garantindo seu lugar entre os quatro melhores do torneio.
Na semifinal o Norusca passou pela Portuguesa Santista depois de dois empates, o time de Bauru avançou na decisão por pênaltis e se garantiu na elite na próxima temporada.
Disputa pelo título
Agora, o alvirrubro inicia a preparação rumo ao quinto título da Série A2 do Campeonato Paulista. O clube foi campeão da competição em 1943, 1953, 1970 e 1984.
Pela classificação geral da competição o Noroeste decidirá o título na casa do Velo Clube. O clube de Bauru confia muito em sua dupla de ataque para vencer. O atacante Carlão, é o camisa nove do Norusca e artilheiro da competição com 11 gols marcados. Além dele, outro destaque é Luiz Thiago, que mais tem gols vindo do banco no torneio (3 gols) e se tornou artilheiro do clube no século XXI, ao ultrapassar Otacílio Neto.