No ano em que comemora 95 anos, Sinfônica atinge público recorde de 112 mil pessoas
Número equivale ao dobro de 2023, que foi de 50.800; e está 130% acima da média dos últimos 10 anos
Foto: Firmino Piton / PMC
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) fecha 2024 com um público recorde de 112 mil pessoas que assistiram aos concertos no ano em que comemora 95 anos e Campinas festeja os 250 anos. Este número equivale ao dobro do público de 2023, que foi de 50.800. Na média dos últimos 10 anos, a quantidade de público subiu de cerca de 48 mil pessoas por ano para os 112 mil, ou seja, 130% a mais.
“Obrigada Campinas. Sabemos que a Orquestra é o patrimônio da cidade e ver esses números fica claro que a cidade é apaixonada pela Sinfônica e prestigia os concertos”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. Ela destaca que a Orquestra “chega a mais pessoas e também a mais lugares”.
Ao longo desses anos, as apresentações se expandiram do Teatro Municipal Castro Mendes e da Concha Acústica do Taquaral para a Praça Arautos da Paz, Estação Cultura, Espaço Cultural Maria Monteiro, paróquias como a Santa Rita, na Nova Campinas, e a Imaculada, no São Bernardo; igrejas como Catedral Metropolitana e Liceu; além dos distritos como a Praça João Amazonas, no Campo Grande; e a Praça da Juventude, no Ouro Verde; além de Parque das Águas, no Parque Jambeiro, por exemplo.
Fora de Campinas, a Sinfônica também se apresentou no Festival Internacional de Campos do Jordão, no Theatro Municipal de São Paulo e no aniversário de Valinhos.
Este ano, concerto como o de comemoração dos 250 anos de Campinas com a dupla Chitãozinho e Xororó atraiu 50 mil pessoas, na Praça Arautos da Paz; outras 25 mil prestigiaram o show do cantor Xande de Pilares no mesmo local; 6 mil, no Festival Volta às Aulas, na Estação Cultura; e 6 mil no concerto Dia das Mães com a cantora Zizi Possi, entre outros.
Após a pandemia, a Orquestra também ganhou novo maestro titular, Carlos Prazeres, que de 2022 a 2023 regeu concertos para 38.700 pessoas e, entre 2023 e 2024, para mais que o dobro de público - 50.800. A Sinfônica, aos 95 anos, tem inovado o repertório apresentando do clássico a popular, passando por temas de filmes, homenagens a compositores tradicionais até o tradicional concerto de Natal.
As apresentações e a programação de concertos podem ser conferidas no Instagram da Orquestra @sinfonicadecampinas e da Secretaria de Cultura @campinas.culturaturismo.