Nicolau Parodi o pioneiro da fotografia em Itatiba
Nicolau Parodi nasceu em Campomorone, Província de Gênova, no dia 30 de novembro de 1852. Seguindo a tradição do povo genovês, com apenas 12 anos, embarca como grumete a bordo de um navio mercante à vela, e conhece pela primeira vez o Brasil, em uma viagem que vai até a Argentina e que durou mais de seis meses.
De volta à Itália, Nicolau concluiu o curso ginasial e ingressou na Academia Naval de Livorno, conquistando a patente de sargento. Nicolau ficou na Marinha Genovesa até 1873.
Nicolau Parodi muda-se para Roma no final de 1879. Lá conhece Imperatrice Mecaroli com quem se casa em 1884. A primeira filha do casal, Ângela, nasceu em 22 de junho de 1885.
No ano seguinte, Nicolau decide retornar ao Brasil, deixando a família na capital italiana.
Em São Paulo, Nicolau conhece e trabalha com o arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi, genovês como ele, responsável pela obra de construção do Museu do Ipiranga. Depois atua como representante da Companhia Mc-Hardy, de Campinas, e fica encarregado de instalar as primeiras máquinas de beneficiamento de café nas fazendas da região de Itatiba.
Nicolau Parodi recebe glebas de terra como parte de um pagamento e adquire uma área de 45 alqueires de Eleutério Alves Cardoso, no Bairro da Ponte, em Itatiba.
Confiante, escreve para a esposa solicitando que ela viesse para o Brasil. Imperatriz, sua filha Ângela e Achiles, filho do primeiro casamento de Nicolau, chegam em Santos em meados de 1893. João, o segundo filho do casal Nicolau e Imperatriz, nasceu na Fazenda Santa Júlia, em seis de dezembro de 1897. Francisco também nasceu na mesma fazenda, em quatorze de março de 1899.
Na viagem de volta para Roma, em 1906, Nicolau Parodi se interessou pela fotografia, arte e técnica que ganhavam popularidade na Europa, e, em pouco tempo, já dominava as operações básicas de um processo bem mais difícil e trabalhoso que a fotografia de hoje. Em 1907, Nicolau decide retornar ao Brasil e montar um estúdio fotográfico.
Em 1910, a “Casa Parodi” estava definitivamente instalada no prédio adquirido por Nicolau à Rua Francisco Glicério, 41.
O jovem João Parodi era um aprendiz dedicado e todo o seu tempo era voltado para a fotografia. Os belos retratos de Nicolau e Imperatriz foram feitos por seu filho João.
Nicolau Parodi faleceu em 18 de maio de 1937 com 85 anos. Imperatriz faleceu em 22 de novembro de 1940.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Pesquisa feita por Rogério Scavone para o livro “Os Fotógrafos da Família Parodi” Editora do Centro de Memória da Unicamp - 2023 e para o documentário com o mesmo nome disponíveis em https://acervofotoparodi.com.br/
Fotos: Acervo Foto Parodi
Nicolau Parodi
Imperatrice Mecaroli Parodi
O casal Imperatrice e Nicolau Parodi fotografados pelo filho João Parodi