Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo com cerca de 16 mil alunos
Mais de 13 mil alunos receberão kits escolares neste ano letivo
Foto: Divulgação/PMM
Da Redação
A Rede Municipal de Ensino inicia o ano letivo no dia 5 de fevereiro, atendendo aproximadamente 16 mil alunos. Destes, 13.805 receberão kits de material escolar a partir da volta às aulas – os kits escolares já estão sendo entregues em todas as escolas municipais pela Secretaria de Educação de Itatiba. Cada escola faz a distribuição entre seus alunos.
Eles são personalizados seguindo a faixa etária: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II. Vale lembrar que também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem os kits que o município entrega gratuitamente.
Cada modelo de kit foi pensado para atender às necessidades educacionais de cada faixa etária com materiais básicos. Os da Educação Infantil têm caderno brochura capa dura 1⁄4 com 96 folhas, caderno de desenho 96 folhas, apontador com depósito, borracha branca, canetinha hidrográfica (caixa com 12 cores), giz de cera grande (caixa com 12 cores), cola branca 90 grs, lápis de cor grande (caixa com 12 cores), dois lápis grafite, 2 caixas de massa de modelar com seis cores, pincel nº 8, tesoura sem ponta e tinta guache (caixa com 6 cores).
Já os do Fundamental I tem caderno brochura capa dura universitário 96 fls (2), caderno de desenho 96 folhas, régua 30 cm, lápis de cor grande (caixa com 12 cores), lápis grafite (3), caneta esferográfica azul (3), giz de cera grande (caixa com 12 cores), apontador com depósito, borracha branca (2), tesoura sem ponta.
Por fim, os kits escolares do Fundamental II são compostos por apontador com depósito, borracha branca (2), caderno universitário 96 folhas (2), caderno de desenho 96 folhas, caneta esferográfica azul (3), caneta esferográfica vermelha, cola branca, lápis de cor grande (caixa com 12 cores), lápis grafite (3) e régua 30cm.
Neste 2024, a Prefeitura de Itatiba entregará 5.930 kits para estudantes do Ensino Fundamental I; 5.275 kits para Fundamental II e EJA e 2.600 kits para Educação Infantil (pré-escola),
Investimentos na Educação
Sobre a gestão e investimentos que o município tem feito, a secretária da Educação, Sueli de Moraes Tuon, comenta: “Investimos ao longo dos últimos anos e neste continuaremos a investir na formação dos profissionais de Educação, bem como na infraestrutura dos prédios escolares, com reformas e ampliações. Destaco também o investimento em materiais necessários para que o aluno tenha cada vez mais e melhores condições de aprendizagem”, diz.
Olimpíadas estudantis
Quanto a participação de Itatiba nas chamadas “Olimpíadas”, há incentivo para que os alunos da Rede Municipal participem, tendo o município obtido bons resultados – estes são geralmente medidos por medalhas conquistadas por escolas participantes e seus alunos, com destaque para as Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Matemática.
Um destaque recente, regional, é a Olimpíada Estudantil Astra de Matemática 2023, promovida pela empresa Astra e que tem parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí, com premiação em novembro último.
Itatiba foi representada por mais de duzentos alunos (na competição em geral foram mais de 10.700) e garantiu, além do primeiro lugar para o aluno Pedro Horibe (EMEB Cel. Francisco Rodrigues Barbosa), mais três entre os 10 primeiros: 4º lugar para a aluna Sarah Rebeca de Souza Garcia (EMEB Maria Aparecida Tomazini), 5º lugar para o aluno João Pedro Chinelatto da Silva da (EMEB Prof. Luiz Pantano) e 7º lugar da aluna Renata Dreyer Scheriaroli (EMEB Cel. Francisco Rodrigues Barbosa).
“Vale lembrar que temos, inclusive, uma Olimpíada própria: a Olimpíada Municipal de Educação Ambiental (Omea), realizada pela Secretaria de Educação, via Seção de Educação Ambiental. Ela estimula a discussão de práticas para cuidar do planeta e teve sua segunda edição finalizada em dezembro último.Com envolvimento de mais de 8 mil alunos de 24 Cemeis e 13 Emebs ao longo do último ano dentro da temática ‘água’, foram premiados 34 alunos que se destacaram nas atividades propostas, além de cinco escolas.
IDEB
“Temos boa participação e desempenho dos alunos na prova do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O último resultado consolidado, de 2021, aponta nota 6,8 nos anos iniciais do nosso Ensino Fundamental (a máxima é 10). Tudo isso colabora para que Itatiba ocupe o 3º Melhor Lugar na Qualidade de Ensino de todo o país, segundo o último Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado em 2023. Somos o mais bem colocado município do interior paulista segundo este ranking e o segundo melhor do Estado - ficando atrás apenas de São Caetano do Sul (SP). No nacional, só São Caetano e Sobral (CE) superam Itatiba. Essa é uma conquista expressiva!”, finaliza a secretária de Educação.