“Nem o mais otimista esperaria o título de campeão do Estado coroando o trabalho de centenas de pessoas”
A frase é do secretário de Esportes, Marcelo Cyrillo em entrevista ao JI
Foto: Paulo Akio/PMI
Não poderia ter um final melhor na participação da delegação itatibense na 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2024. Além de sediar a fase final da competição, a cidade de Itatiba ainda saiu com o título de campeão geral da competição com uma pontuação final de 93 pontos seguido de São Bernardo do Campo, que somou 80 e Sorocaba, com 66 pontos.
A competição tem muita relevância pois reúne os campeões das oito regiões esportivas nos Jogos Regionais do Idoso, organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. As finais ocorreram em Itatiba entre os dias 12 e 18 deste mês, terminando neste último domingo com a premiação final às delegações participantes.
O evento envolveu mais de 2.500 pessoas sendo atletas, comissões técnicas, membros dos comitês dirigentes e organizador, trazendo para a cidade um total de 194 de 204 delegações inscritas e credenciadas para participar da competição.
Fizeram parte dos Jogos da Melhor Idade as seguintes modalidades: Atletismo (masc/fem), Bocha (masc.), Buraco (masc/fem), Coreografia (masc/fem), Damas (masc/fem), Dança de Salão (casal), Dominó (masc/fem), Malha (masc/fem), Natação (masc/fem), Tênis (masc/fem), Tênis Dupla (masc/fem), Tênis Mesa (masc/fem), Truco (masc/fem), Voleibol (masc/fem) e Xadrez (masc/fem).
CLASSIFICAÇÃO POR MODALIDADE
Cada modalidade soma pontos conforme a classificação da cidade, do 1º ao 8º colocado sendo 9 a maior pontuação, dada à cidade campeã decaindo até um ponto, que leva o oitavo colocado.
Para chegar ao título, a delegação itatibense pontuou nas seguintes modalidades: Atletismo feminino (2º lugar/7 pontos), Buraco feminino (6º/3 pontos), Coreografia feminina (3º/6 pontos), Dança de Salão (7º/2 pontos), Dominó masculino (3º/6 pontos), Malha masculina (4º/5 pontos), Natação feminina (3º/6 pontos), Tênis feminino (8º/1 ponto), Tênis masculino (8º/1 ponto), Tênis masculino ‘C’ (5º/4 pontos), Tênis Dupla feminino (5º/4 pontos), Tênis Dupla masculino (6º/3 pontos), Tênis Mesa feminino ‘A’ (6º/3 pontos), Tênis Mesa feminino ‘B’ (2º/7 pontos), Tênis Mesa feminino ‘C’ (4º/5 pontos, Tênis Mesa masculino ‘B’ (1º/9 pontos), Tênis Mesa masculino ‘C’ (5º/4 pontos, Voleibol feminino (6º/3 pontos), Voleibol masculino (4º/5 pontos) e Xadrez feminino (6º/3 pontos).
ENTREVISTA
A reportagem esportiva do Jornal de Itatiba conversou com exclusividade na tarde de ontem, dia 19, com o secretário municipal de Esportes, professor Marcelo Cyrillo, para falar não só da grande conquista itatibense como também sobre como foi organizar um evento deste porte na cidade.
Confira o bate papo na íntegra:
JI: Terminado o JOMI 2024 com sede em Itatiba. Qual é a sensação da Secretaria de Esportes e da Prefeitura Municipal com relação a organização e a competição com o título de campeão para Itatiba?
CYRILLO: A sensação é das melhores, atingimos todas as metas do plano de trecho que era realizar os Jogos com acolhimento e respeito a pessoa idosa, oferecer alimentação e alojamento de qualidade, uma disputa organizada em praças esportivas adequadas e seguras. Oferecer rápido atendimento médico e de saúde e deixar um impacto positivo nas pessoas em relação a cidade de Itatiba. Sensação de dever cumprido!
JI: Você, como secretário de Esportes, esperava esse fechamento com chave de ouro da delegação itatibense?
CYRILLO: Sinceramente, positivo era realizar o evento com segurança e acolhimento a pessoa idosa. Agora, nem o mais otimista esperaria o título de campeão do Estado. Isso veio para coroar o trabalho de centenas de pessoas que se envolveram e engajaram para entregar um evento incrível.
JI: Na sua opinião, qual foi o maior aprendizado e o maior legado deixado por uma competição dessa proporção, com atletas numa idade diferenciada, com quase 200 delegações alojadas aqui, mais de 2.500 pessoas, sete dias de evento, cinco dias de intensa disputa, enfim, avalie um pouco de tudo isso que a Secretaria der Esportes de Itatiba e toda a população itatibense vivenciou nos últimos dias?
CYRILLO: O maior aprendizado foi que somos capazes de fazer acontecer quando estamos dispostos a encarar as adversidades da vida e que o tempo, apesar de ser implacável, pode ser controlado pela mente. O legado é a realização de uma edição inédita dos Jogos na gestão e também o título de campeão. Espero que aconteça mais vezes, mas não considero fácil.
JI: Vendo pela ótica organizacional, depois de passar por esse teste de fogo, hoje você diria que nossa cidade pode sim receber eventos, não só esportivos, mas de grande porte que conseguiria dar conta do recado?
CYRILLO: Tenho absoluta certeza que sim, com planejamento e engajamento de todo o time, cada um fazendo sua parte, não tem como dar errado.
JI: Finalizando, deixe sua mensagem em nome da secretaria de Esportes e da Prefeitura Municipal aos nossos atletas campeões do JOMI 2024:
CYRILLO: Em nome da Secretaria de Esportes gostaria de agradecer ao nosso governador, Tarcísio de Freitas, e a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, através da Coronel Helena Reis, por confiarem em nosso trabalho, agradeço a chefia do Comitê Dirigente do Estado de São Paulo e toda sua equipe pela parceria. Quero agradecer todos nossos colaboradores da Prefeitura do Município de Itatiba em especial ao meu time da Secretaria de Esportes. Por fim, e não menos importante a todos