Nascidos entre 1943 e 1946 recebem segunda dose anti-covid amanhã
Agentes da Prefeitura de Itatiba orientando motoristas durante ‘vacinaço’ no Parque Luis Latorre
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
O terceiro “vacinaço” contra a covid-19 será realizado amanhã, no Parque Luis Latorre. A ação, elaborada pela Prefeitura de Itatiba, irá atender nascidos entre 1943 e 1946. Eles receberão a segunda dose da Coronavac.
A vacinação ocorrerá pelo sistema drive thru, de acordo com o horário agendado por cada um. Segundo a Prefeitura, “caso não possa ir de carro na sexta [amanhã], a pessoa que estiver nessas faixas etárias deve entrar em contato com o TeleCovid (4524-3334), para agendamento posterior”.
Ainda de acordo com a municipalidade, o “vacinaço” amanhã será apenas para quem recebeu a primeira dose da Coronavac, “aqueles que foram vacinados com a AstraZeneca/Oxford – vacina que tem prazo maior para aplicação entre primeira e segunda dose – receberão nova dose futuramente”.
Nascidos em 1942
Hoje, nascidos em 1942 receberão a segunda dose da vacina anti-covid no Ambulatório Central de Especialidades (SUS). O horário é de acordo com o mês de nascimento: das 8h às 10h, janeiro a abril; das 10h às 12h, maio a agosto; das 12h às 14h, setembro a dezembro.
Profissionais de Segurança e de Educação
Em nota enviada ao JI, a Prefeitura disse que “a Guarda Municipal de Itatiba foi incluída pelo Estado de SP como força de segurança geral, entrando assim nessa etapa de vacinação, que está sendo totalmente coordenada pelo Estado e realizada em Jundiaí, no 11º BPMI - Batalhão de Polícia Militar do Interior. Quanto aos professores, o Ministério da Saúde ainda não enviou para a cidade nenhuma grade de doses destinada a esse público”.
Outras informações
Quem pertence aos públicos já liberados para tomar a vacina, conforme o Plano de Imunização Nacional, e, por algum motivo, ainda não recebeu a primeira dose, a Secretaria da Saúde orienta entrar em contato com o TeleCovid (4524-3334), para que seja incluído na fila de espera, que ocorre porque o Ministério da Saúde envia doses ao município direcionadas a públicos determinados. “Não cabe à cidade escolher em quem aplicar a vacina. Precisamos seguir o que o Ministério da Saúde nos determina, e nem sempre as grades (remessas) são suficientes para atender uma faixa etária completa”, explica o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. O TeleCovid da Prefeitura de Itatiba entrou em operação em março, quando a pandemia se agravou. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Além de agendamentos, reúne diversas informações para o enfrentamento à doença no município.