Musical Infantil ‘Destroca’ será apresentado neste domingo
Com entrada gratuita, os ingressos para o musical podem ser retirados na Biblioteca Municipal Chico Leme
Foto: Divulgação/Noelly Castro
Da Redação
A Cia. dos Náufragos, de Campinas, realizará a apresentação do Musical Infantil “Destroca”, no Teatro Ralino Zambotto. A peça será promovida das 16h às 19h, neste domingo, dia 13, com entrada gratuita; os ingressos podem ser retirados na Biblioteca Municipal Chico Leme – à Rua Campos Salles, número 380, Centro.
Contempladas pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), a partir do edital Expresso Direto – Fomento Direto a Projetos Culturais, as apresentações de Itatiba contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Detalhe importante: visando à acessibilidade e à inclusão das diferentes plateias, todas as apresentações do espetáculo contarão com audiodescrição e intérprete de Libras.
Sobre o Musical
Sob a direção de Moacir Ferraz (Boa Companhia | SP), os atores músicos Miguel Damha, Esteban Alvares, Gisele Nunes, Graziele Garbuio e Renan Villela conceberam o musical infantil Destroca de forma coletiva a partir da livre adaptação de uma obra literária: Troquei meu pai por dois peixinhos dourados (The Day I Swapped My Dad for Two Goldfish), do reconhecido escritor britânico Neil Gaiman.
“Destroca” conta a saga de dois irmãos (um menino e uma menina), que, após trocarem o pai por uma iguana com um amigo, partem em uma busca fantástica para recuperar o extraviado genitor e evitar o castigo materno. Detalhe: tudo isso se passa antes da hora do jantar, o que aumenta ainda mais a aventura e as trapalhadas.
Para dar vida a essa trama bastante fantástica, a Cia. dos Náufragos convoca à cena a estética oriunda da cultura pop dos games, das HQs e dos desenhos animados. Por isso, quem avisa amigo é: tudo na cena é hiperbolizado. “A criança mistura realidade e fantasia o tempo todo. Nosso desejo foi levar essa lógica para cima do palco e contar uma história que só é possível sob a ótica infantil, mas que também entretenha os adultos. E isso está presente em todas as partes: no trabalho de atuação, na execução da trilha, no cenário e na iluminação”, conta o diretor Moacir Ferraz.
Trilha sonora
Composta pelos atores músicos Gisele Nunes e Esteban Alvares especialmente para o espetáculo, a trilha sonora passeia por diversos gêneros musicais, que se modificam de acordo com as personagens e os locais por onde a aventura fantástica passa.
“Rock, jazz, MPB, pop e reggae se misturam com sonoridades e estilos inspirados em sucessos do público infantil da atualidade, construindo atmosferas peculiares e divertidas. O conteúdo das canções colabora com a condução e a compreensão da narrativa. A presença da guitarra, da bateria e das cinco vozes ao vivo traz toda uma energia que favorece a comicidade do espetáculo e a simpatia na relação com o público”, pontua a atriz Gisele Nunes.
A companhia
A Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Miguel Damha, Renan Villela e Esteban Alvarez, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp.
O grupo desenvolve, desde sua criação, uma pesquisa artística a partir de dois temas centrais: o teatro narrativo e a palavra falada, e a exploração da música como dramaturgia de cena.