Música ‘We Are The World’ completa 35 anos
A canção foi gravada por 45 artistas que formaram a USA for África, em 1985
Da Redação
Na última terça-feira, dia 27, a música “We Are The World”, criada por artistas que formaram o USA for África, completou 35 anos de sua gravação, nos Estados Unidos, em 1985. A iniciativa contou com a participação de 45 artistas e a arrecadação seria destinada para combater a fome na África.
Mais de 200 artistas queriam participar, mas apenas 45 nomes foram selecionados, entre eles Stevie Wonder, Cyndi Lauper e Tina Turner.
A música
A ideia surgiu um mês depois do lançamento do projeto Ban Aid, que promoveu a gravação do compacto “Do They Know It’s Christmas?”, feito por artistas ingleses.
Quincy Jones, maestro e produtor de “We Are The World”, pediu para que Michael Jackson e Lionel Richie compusessem a música tema do USA for África. A dupla permaneceu quatro dias em uma casa até que a canção ficasse pronta.
Quatro dias antes da gravação, cada artista participante recebeu uma fita com a música em estado bruto e a indicação dos versos que cada um deveria cantar.
Apesar do lançamento oficial da música ter ocorrido em 7 de março de 1985, o disco chegou ao Brasil somente em abril, contando com nove músicas inéditas no País, feita por artistas participantes da gravação.
No Brasil
No embalo do projeto, diversos artistas brasileiros se reuniram para fazer uma versão brasileira da iniciativa, com a música “Chega de Mágoa”, que ajudaria a população da região do Nordeste, gravada m 13 de maio de 1985.
A letra foi feita por Caetano Veloso, Chico Buarque, Fagner, Vinicius Cantuária, Erasmo Carlos e Robertos Carlos, com música de Gilberto Gil. O idealizador foi Aquiles, do MPB4, então presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro.