Muro da escola Ângela Lygia é demolido após dano estrutural

Foto: Renato Jr / PMI
A Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba fez uma intervenção importante nesta semana pela segurança dos alunos da EMEB profa. Ângela Lygia Parodi Scavone, no Núcleo Residencial Abramo Delforno. Foi feita no último dia 17/03, a demolição preventiva do muro dos fundos da escola, que também protege o CEMEI Magdalena Benedetti Giaretta – anexo à escola.
Sob a supervisão do setor de Obras Escolares, a decisão foi tomada após o muro apresentar inclinação, o que piorou com as chuvas deste verão. Tão logo identificado o risco de queda por conta do dano estrutural, a ação foi realizada. Até a construção definitiva do novo muro, o cercamento deste ponto é com estrutura de tapumes reforçados.
Serão executados 92 metros de muro, além de drenagem até a caixa de águas pluviais (de chuva), que está localizada no estacionamento da unidade. Esse serviço é necessário, pois em dias de chuvas intensas, o volume de água que desce pelo talude – o barranco nos fundos do terreno - é bastante grande.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira acompanhou a ação e comentou: “Esse muro vem sendo acompanhado por muito tempo, mas nas últimas chuvas houve uma inclinação maior, e - em razão - disso decidimos demolir, de forma preventiva a evitar acidentes.
Mais manutenções
A Secretaria de Educação municipal tem mantido um cronograma acelerado de manutenções, em alguns casos feitas com auxílio de recursos e levantados pelas próprias escolas, com destaque para os Cemeis - Centros Municipais de Educação Infantil.
No Cemei. Profa Rosa Maria Chrispim Rossi de Oliveira, do bairro Jardim Vitória, por exemplo, foram trocados os pisos de salas de aula e sala de professores, e estão em execução banheiros e pintura. No CEMEI Profª Teresa Maria dos Santos Braida – do Jardim Verona, foi feito novo acesso e no CEMEI Prof Hélio Gouvêa Joly, no Parque da Colina I, estão sendo feitos banheiro para abertura de nova sala e também pintura na escola.