Municípios paulistas podem retornar à fase vermelha
Doria anuncia hoje a reclassificação do Plano SP, que dispõe sobre a reabertura econômica e flexibilização da quarentena no estado
Foto: Governo de SP
A reclassificação das regiões do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena, será anunciada hoje, 8, pelo governador João Doria (PSDB). O anúncio poderá colocar outras partes do Estado na fase vermelha, de mais restrições, na qual hoje está exclusivamente a região de Presidente Prudente, a depender da piora das taxas de ocupação de leitos e outros dados relacionados à pandemia da covid-19.
O aumento nas taxas da doença tem preocupado o governo paulista, especialmente após os registros de aglomerações e o desrespeito de parte dos municípios às restrições determinadas em âmbito estadual para o período das festas de fim de ano.
Vacinação
Doria afirmou que o estado já tem doses suficientes da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo Butantan e a chinesa Sinovac, para iniciar imediatamente a imunização de milhões de brasileiros. Ao todo, existem 10,8 milhões de doses da vacina em solo brasileiro.
Segundo o Plano Estadual de Imunização de São Paulo, seriam necessárias nove milhões de doses para a primeira dose da primeira fase de imunização para idosos, indígenas, quilombolas e profissionais da Saúde.
Santa Casa de Itatiba
Até à tarde de ontem, de acordo com informações do provedor da Santa Casa de Itatiba, Emerson Netto, dez pessoas estavam internadas na UTI respiratória e outras 14 na enfermaria. São casos confirmados e suspeitos de covid-19. Netto afirmou que a situação está “um pouco melhor” do que a do começo da semana. Segundo ele, não há mais pacientes internados na UPA e há três leitos disponíveis na UTI geral da Santa Casa, que podem ser utilizados para casos de coronavírus.