Município já realizou 960 cirurgias eletivas até julho deste ano
Foto: Govesp
O número de cirurgias eletivas realizadas em Itatiba neste ano está mantendo uma média estável em relação ao ano passado, segundo dados recentes.
As especialidades mais solicitadas na rede pública de saúde do município incluem ginecologia e obstetrícia (GO), neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia geral, com procedimentos realizados na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.
Os números revelam um crescimento significativo nas cirurgias eletivas realizadas nos últimos anos. Em 2021, foram realizadas 761 cirurgias, com uma média mensal de 63 procedimentos, ainda sob o impacto das restrições da pandemia de Covid-19. Já em 2022, esse número saltou para 1.181, resultando em uma média mensal de 98 cirurgias. Em 2023, o total foi de 1.648 cirurgias, com uma média mensal de 137 procedimentos. Em 2024, até julho, foram realizadas 960 cirurgias, mantendo a média mensal de 137, conforme observado no ano anterior.
O aumento na procura por procedimentos no pós-pandemia tem sido notável, refletindo a demanda reprimida durante o período de restrições sanitárias.