Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí
Jundiaí se destaca novamente no cenário econômico e social com a notícia anunciada hoje, sexta-feira, dia 3 de maio, durante uma reunião na prefeitura. O encontro, que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e do presidente da Henkel Brasil, José Antonio de Castro Filho, marcou o anúncio da construção do maior Centro de Inovação da Henkel no mundo. Esta parceria estratégica entre o município e a multinacional alemã sinaliza o início de um projeto de grande relevância para a região.
Previsto para começar no segundo trimestre de 2024, com conclusão até o final de 2025, o centro será um ecossistema colaborativo voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras na unidade de negócios de tecnologias adesivas (Adhesive Technologies). O projeto inclui modernas instalações administrativas e um bosque nativo, reforçando o compromisso da Henkel com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Além de ser um polo de inovação, o novo centro também servirá como um hub de treinamento e um ponto de encontro para interação com clientes e parceiros locais. “Jundiaí não é apenas a sétima maior economia do Estado e a 18ª do Brasil, mas também um modelo de desenvolvimento sustentável, que equilibra crescimento econômico com uma alta qualidade de vida”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Compromisso com a Formação Profissional
Segundo José Antonio de Castro Filho, o investimento é um marco para a Henkel, que já possui centros semelhantes na Alemanha e na China. “Este é o maior investimento da nossa história no Brasil, refletindo a importância da cidade para a Henkel e nosso valor na educação como chave para um futuro promissor”, destacou.
Presente no Brasil desde 1955, a Henkel oferece soluções tanto para a indústria quanto para o consumidor final, com marcas renomadas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. No país, a empresa emprega mais de 1.000 profissionais distribuídos entre suas instalações em Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy, localizada na avenida Paulista, em São Paulo. Em todo o mundo, são mais de 48 mil funcionários.
Acompanharam a reunião, pela Henkel, Cleber Bauer, chefe de PD & AE, e Edson Kikuchi, diretor jurídico do Mercosul. Da Prefeitura, estiveram ainda os gestores Gustavo Maryssael (Casa Civil), Jones Martins (Governo e Finanças), Sami Mansour (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) Maria Carolina Arvigo (Adjunta de Inovação e Relação com o Cidadão), além dos diretores Gilson Pichioli (Fomento à Indústria), Júlio César Durante (Ciência e Tecnologia) e Daniele Ruiz (Parcerias Estratégicas).