MP denuncia homem que ateou fogo em mata na região do Pico das Cabras
O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra o homem suspeito de atear fogo em área de mata na Estrada do Capricórnio, no distrito de Joaquim Egídio. O local conta com proteção ambiental criada pela Lei n.º 10.850/2001 e fica próximo ao Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.
Para a Promotoria Criminal de Campinas, o denunciado portava no veículo que estava, sacos de estopa branca, frascos de inflamáveis e cera, usando os itens para provocar o fogo.
Ainda segundo o MP, o mesmo homem teria provocado queimadas entre as cidades de Morungaba e Itatiba, fato que vem sendo objeto de investigação pelas autoridades policiais dos municípios.
O incêndio na região é alvo também de um inquérito civil instaurado em 13 de setembro pela promotoria do MP para, entre outros objetivos, apurar os danos ambientais e verificar as medidas necessárias para reparação.
O homem foi preso no último dia 10 enquanto trafegava pela estrada que passa pelo Pico das Cabras e que liga o distrito de Joaquim Egídio à Morungaba. Ele acabou tendo a prisão em flagrante convertida em preventiva, e segue preso.
De acordo com a Polícia Civil, aos policiais, o homem disse que havia cometido o crime ambiental por estar “descontrolado e inconformado” com a morte do filho único, aos 12 anos de idade, por meningite, e por ele ter sido diagnosticado com câncer.
* com informações da Rádio CBN Campinas