MP abre inquérito para apurar causas de incêndio no Pico das Cabras
Foto: Divulgação
A promotoria de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito civil nesta sexta-feira para investigar as causas do recente incêndio no Pico das Cabras, localizado no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. O foco da investigação é identificar os danos ambientais causados pelo fogo e responsabilizar os envolvidos. Além disso, o inquérito busca estabelecer as medidas necessárias para a reparação desses danos.
Paralelamente, uma investigação criminal já está em andamento, após a prisão em flagrante de um homem de 47 anos, suspeito de iniciar o incêndio em uma área do Pico das Cabras, na divisa entre Campinas e Morungaba.
O MP acionou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para verificar se houve solicitação de autorização para uso de fogo em atividades agrícolas em Campinas e Morungaba durante o mês de setembro. A Polícia Militar Ambiental também foi envolvida para fornecer informações sobre o foco inicial do incêndio e os dados das áreas atingidas.
A promotoria ainda solicitou à Polícia Civil o boletim de ocorrência relacionado aos fatos, além do auto de prisão e apreensão de materiais encontrados com o suspeito. A apuração visa determinar as circunstâncias exatas do incêndio e assegurar as devidas providências legais e ambientais. (com informações da Rádio CBN Campinas)