Movimentos negros de Itatiba são tema de exposição
A abertura da mostra acontece nesta sexta (18), às 18h, na Câmara
Nesta sexta-feira (18), às 18h, será aberta na Câmara Municipal de Itatiba a exposição “Novembro Preto – Itatiba e Seus Movimentos na Luta pela Igualdade Étnico-Racial”. A mostra retrata, em painéis, a história dos movimentos negros da cidade, no intuito de promover a reflexão e o resgate da identidade negra que foi desconstruída pelo racismo.
Realizada pela Câmara em parceria com o Instituto Excelência Negra, a exposição celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20/11; os quatro anos de fundação do Instituto; além do primeiro ano de sua sede, localizada no bairro Abramo Delforno.
O público poderá se aprofundar nas histórias dos seguintes grupos e órgãos: Conselho de Igualdade Racial de Itatiba; Clube Sete de Setembro; Coletivo Campo dos Sonhos (CAENF - Centro de Artes e Educação Não Formal); Coletivo da Capoeira; e Liabese (Liga das Agremiações, Blocos e Escolas de Samba de Itatiba).
“Levantar a reflexão sobre a importância do povo negro e da cultura de matriz africana na construção e na cultura da cidade é fundamental”, destaca Simone Justino, presidente do Instituto Excelência Negra. A mostra pode ser conferida até 30/11.
Serviço
O quê: Exposição “Novembro Preto – Itatiba e Seus Movimentos na Luta pela Igualdade Étnico-Racial”
Quando: Abertura: 18/11, às 18h; a mostra seguirá até o fim do mês, das 9h às 17h
Onde: Espaço Benedito Campos Pupo – ‘Dito Pinhá’, na Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100, Engenho
Aberta ao público