Morungaba realiza mais de 650 testes de covid-19 na população
Prefeito Marquinho de Oliveira e vice-prefeito Luiz Fernando, nas testagens realizadas no último final de semana
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Rodrigo Marques/PMM
Da Redação
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, começou a campanha de testagem de covid-19 na região do Brumado, no último fim de semana junto à população acima de 18 anos que ainda não se vacinou.
No sábado, dia 1º, foram feitos 316 testes rápidos e no domingo, dia 2, foram feitos 343. Ao todo foram realizados 659 exames durante na 1ª Fase da Testagem em Massa do último fim de semana, dos quais resultaram 605 negativos, 29 positivos recuperados e 25 positivos ativos que foram informados e orientados pela equipe de Saúde e todos se encontram em isolamento domiciliar.
Dos 25 casos positivos ativos nove são do Jardim Amélia; sete do Brumado 2, cinco do Brumado 1, dois do Barra Mansa , um do Santa Luz e um do São Benedito.
Sobre a testagem
A testagem é realizada somente em moradores da cidade que deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência (conta de água ou luz). Pessoas que já estiveram infectadas também devem fazer o teste, pois existem casos de reinfecção.
Nos locais de testagem, a equipe do Fundo Social de Solidariedade estará recebendo doações de um quilo de alimento não perecível – exceto sal e açúcar. A doação é opcional e será destinada às famílias inscritas nos programas sociais da prefeitura. Para evitar aglomeração, a organização pede às pessoas que forem realizar o teste para comparecerem sozinhas e que não levar acompanhantes que não serão testados, como crianças ou idosos que já se vacinaram.
O prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira, informa que a testagem prossegue nos dois próximos finais de semana até o próximo dia 16 e destaca que não está medindo esforços para testar toda a população.
“A grande solução seria a vacina, que estamos buscando adquirir de todas as formas, mas por enquanto a população precisa realmente comparecer à testagem para que possamos fazer o acompanhamento das pessoas contaminadas porque há muitos casos assintomáticos e, por desconhecimento, as pessoas podem estar transmitindo o vírus sem saber. O objetivo é fazer o devido controle”, explica o prefeito Marquinho.
Os locais de testagem podem ser conferidos no site da Prefeitura de Morungaba: https://www.morungaba.sp.gov.br.
Boletim Epidemiológico
O Boletim Epidemiológico de Morungaba registrou ontem, dia 5, mais 35 coletas: 18 enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, nove negativas, quatro positivas recuperadas e quatro positivas ativas.
O Instituto enviou 28 resultados: 12 negativos, 11 positivos recuperados e cinco positivos ativos. Os bairros que registraram casos podem ser conferidos no Facebook da Prefeitura de Morungaba.