Morungaba: Projeto promoverá cursos de qualificação a fim de melhorar a formação de mão de obra
O espaço conta com uma cozinha-piloto experimental equipada com diversos itens
Foto: Luis Filipe Tobias/PMM
Da Redação
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba inaugurou na tarde de segunda-feira, dia 31, o Projeto Cozinhalimento “Luiza Maria Lopes de Campos”, localizado no Mercado Municipal, no Centro.
No projeto “Cozinhalimento” serão promovidos cursos de qualificação a fim de melhorar a formação de mão de obra, gerando emprego e renda. E, além de capacitar as pessoas para o trabalho, o projeto tem o objetivo de envolver e valorizar os produtores rurais locais a fim de proporcionar mais qualidade nutricional e menos desperdício.
O espaço conta com uma cozinha-piloto experimental equipada com diversos itens como freezer, armários, batedeiras, liquidificadores, assadeiras, bancadas entre outros.
“Fico feliz com a escolha do nome da minha tia Luiza para este espaço. Muito justa esta homenagem, pois ela sempre estava muito disposta a ajudar em diversas festas para a arrecadação de fundos, trabalhava muito pela Congada de São Benedito, na creche e em outros voluntariados. Tia Luiza marcou muito minha infância e juventude. Sempre estive muito próxima a ela que me ensinou sobre generosidade, pois era uma pessoa que acolhia e ajudava a quem precisasse”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira.
A primeira-dama agradeceu a toda a família e aos filhos da senhora Luiza: Marivania, Amarildo, Donivaldo, Marineida, Andreia e Valéria por autorizar a homenagem e também agradeceu a presença dos irmãos da homenageada Tercília, Célia, Rita, Benedito, além das noras, genros, netos, bisnetos e demais familiares e amigos.
Na oportunidade, Sonia apresentou a equipe do Fundo Social a quem agradeceu pelo empenho em todas as atividades, ações e campanhas e principalmente pela dedicação à organização do espaço para a inauguração.
“Espero que todos gostem e aprovem este novo espaço - que antes já era um espaço voltado a cursos profissionalizantes. E agora, com esta ampliação, serão abertas novas possibilidades para ainda mais cursos e parcerias voltadas à área de alimentação”, explicou.
Em seu pronunciamento, durante a solenidade de inauguração, o prefeito Marco Antonio de Oliveira destacou o empenho do então secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado na época da assinatura do convênio, Itamar Borges, hoje deputado estadual. O prefeito explicou que o novo espaço terá ações a serem realizadas em uma integração entre o Fundo Social de Solidariedade e as equipes dos departamentos municipais de Meio Ambiente e Agricultura, de Educação e de Ação e Inclusão Social.
“Esta nova estrutura é necessária para reforçar a vocação de nossa Estância Turística que é atender bem nossos visitantes. Aqui serão realizados cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional na área da gastronomia, qualificando a mão de obra local e contribuindo com a geração de renda. Temos diversos exemplos aqui na cidade de pessoas que hoje tem seu próprio negócio e vivem do que aprenderam nos cursos oferecidos pelo Fundo Social. É a população quem ganha com mais esta benfeitoria na cidade”, explicou o prefeito Marquinho.
Também prestigiaram a solenidade de inauguração: o vice-prefeito Luis Fernando Miguel; o presidente da Câmara Antonio Salvador Marques; os vereadores Tomás Federicci, Luis Carlos de Lima, Ramon Moraes, João Luciano Frare, Rogério Fanchin; os diretores municipais Clara Geromel (Meio Ambiente e Agricultura); Marcel Assis Mendes de Oliveira (Planejamento); Alessandro Camargo Moraes (Obras); Leninha Spiguel Polizello (Educação); Monique Molena (Ação e Inclusão Social); Robson Trajano (Serviços Públicos), Julio César de Moraes (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer) e Tania Cardoso Urbano (Administração), a coordenadora do Departamento de Saúde, Marla Stranieri, o procurador jurídico da Câmara Municipal, Michel de Oliveira, e a ex-presidente da Assistência Social, Gema Moraes.