Morungaba: Mais de 400 alunos da rede municipal recebem capacitação em Primeiros Socorros
Dentre as orientações, os alunos também aprenderam a realizar a massagem cardíaca
Foto: Divulgação/PMM
Da Redação
O projeto de Extensão Comunitária da Unicamp “Primeiros Socorros: preservando vidas e fortalecendo a comunidade”, que é realizado em parceria com a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, desde 2019, prossegue com mais uma etapa.
Na última semana, do dia 4 ao dia 6, a doutora em Ciências da Saúde e professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Ana Paula Boaventura, esteve ensinando as técnicas de Primeiros Socorros para 486 alunos da EMEF Professor Irineu Tobias e da EMEF Professor José Hamilton Federicci.
Os alunos do 6º ao 9º ano receberam orientações com manequins simuladores e aprenderam manobras de primeiros socorros para engasgos, convulsões e desmaio. Dentre as orientações e procedimentos relativos a situações de emergência, os adolescentes também aprenderam a realizar a massagem cardíaca.
Outros departamentos
Além dos estudantes das escolas municipais, o projeto também tem levado estas orientações aos profissionais de todo o Departamento de Educação, Departamento de Saúde, o Grupo da Terceira Idade, motoristas da prefeitura e a comunidade em geral.
Morungaba é a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas que recebeu o projeto. As ações são desenvolvidas continuamente junto aos diversos setores da sociedade, abrangendo diversas faixas etárias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2015 vem recomendando o curso de Primeiros Socorros para leigos. Em Morungaba, o projeto envolve 30 profissionais da Unicamp com o objetivo de realizar treinamentos em primeiros socorros a toda a comunidade, considerando que nas situações de emergência são necessárias pessoas minimamente orientadas sobre as principais condutas que podem ser realizadas por leigos em geral.