Morungaba e o Acervo Foto Parodi
O italiano Nicolau Parodi, radicado em Itatiba, interior de São Paulo, desde os primeiros anos da década de 1890, realizou uma viagem ao seu país de origem em 1906 e lá conheceu a fotografia, uma novidade tecnológica que o encantou.
Quando retornou ao Brasil, Nicolau trouxe na bagagem uma das grandes novidades da época: câmaras fotográficas, equipamentos e materiais que permitiam realizar fotografias de qualidade.
Assim nascia em 1907, a Casa Parodi, pioneira na atividade fotográfica no município e que, até hoje, permanece atuante e produtiva com o trabalho de descendentes da família em Itatiba e Valinhos.
Ao longo de mais de 116 anos e cinco gerações, Nicolau e seus familiares dedicaram-se, sem interrupção, ao trabalho fotográfico do qual resultou enorme quantidade de imagens; além de máquinas e equipamentos que, substituídos por outros mais modernos, foram mantidos em perfeito estado de conservação.
O Acervo da Família Parodi é considerado uma das principais coleções de documentos iconográficos e artefatos utilizados na prática da fotografia do país. Os Fotógrafos Parodi também atuaram em Morungaba (antigo distrito de Itatiba), Valinhos (a partir de 1955 até hoje), Campinas (entre as décadas de 1930 e 1950), Bragança Paulista (na década de 1930), São Sebastião e Vinhedo.
Na coluna de hoje vamos destacar algumas fotos de Morungaba que fazem parte do Acervo Foto Parodi.
Morungaba, que completou 136 anos recentemente, foi fundada com o nome de Conceição de Barra Mansa, em 29 de junho de 1888, por iniciativa de José Alves Cardoso e outros moradores que doaram terras para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A localidade pertencia ao município de Itatiba e se desenvolveu em torno da lavoura cafeeira, atraindo imigrantes italianos.
Morungaba se emancipa politicamente de Itatiba, por lei estadual de 28 de fevereiro de 1964, após um plebiscito realizado em 1º de dezembro de 1963. O primeiro prefeito eleito foi José Alves Cardoso Filho, neto do fundador da cidade.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: Livro “Os Fotógrafos da Família Parodi”, de Rogério Scavone, Editora Centro de Memória da Unicamp, 2023 e Prefeitura de Morungaba.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Igreja Matriz Imaculada Conceição - década 1950
Inauguração do Hotel Morungaba - final da década 1940
Inauguração do Cruzeiro - agosto de 1950