Morte por febre maculosa é confirmada em Valinhos
Foto: Arquivo/CBN Campinas
A primeira morte por febre maculosa em Valinhos neste ano foi confirmada pela prefeitura da cidade nesta quarta-feira, 04. Trata-se de uma mulher de 44 anos que morreu no dia 25 de setembro em um hospital particular.
Vale lembrar que a secretaria de Saúde de Valinhos confirmou em julho deste ano o primeiro caso de febre maculosa na cidade em quatro anos. O paciente, um homem de 55 anos, passa bem e não precisou ficar internado.
Em nota, a administração municipal informou que as medidas de prevenção e combate à doença foram intensificadas desde junho. As ações incluem, por exemplo, treinamento de médicos da rede pública para diagnóstico precoce.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada do carrapato-estrela, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Na região, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, em Campinas, Piracicaba, Assis, áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda.
Inclusive, Campinas e Piracicaba são, atualmente, os dois municípios que apresentam o maior número de casos registrados da doença.
* com informações da Rádio CBN Campinas