Morar em república: experiência de amadurecimento e crescimento pessoal
Dividir moradia tem suas desvantagens, mas a economia e as experiências vividas compensam

Foto: iStock/ Prostock-Studio
Após a preocupação intensa de passar no vestibular, os jovens universitários já pensam onde vão morar na nova jornada de vida. Muitos estudantes brasileiros mudam de cidade para estudar o curso superior e precisam aprender a viver com independência.
Em cidades universitárias e grandes capitais, há diversas opções para moradia, como viver na própria faculdade, alugar um local sozinho ou dividir com amigos, entre outras alternativas, como morar em uma pensão.
Morar perto da faculdade
A prioridade do estudante deve ser um local que seja perto da faculdade, para ter mais comodidade e evitar atrasos nas aulas. Além disso, a localização é importante, com pontos estratégicos próximos, como mercados, farmácias e padarias.
Para isso, casas de estudantes estão disponíveis em pontos especiais para ajudar os jovens nesse novo momento. Assim, os estudantes residentes podem se ajudar na trajetória, socializar e dividir gastos.
Convivência com outras pessoas
Para começar a morar com pessoas que não são conhecidas, é preciso ter em mente que cada um pode ter hábitos e culturas diferentes, que, por vezes, podem estranhar ou gerar confusão. Nesse momento, o respeito é fundamental.
Nas casas de estudantes, como pensões, repúblicas, residências estudantis ou moradias universitárias, há regras a serem seguidas para o bem da convivência. Assim, a pessoa aprende sobre responsabilidade e autonomia para o resto da vida.
Residir em uma república
As repúblicas são modelos de moradia compartilhada voltado para além da simples hospedagem. Podendo ser individual ou compartilhada com outros estudantes, as repúblicas possuem fortes laços e ajudam em uma gestão interna feita sozinho ou pelos moradores de diversos cursos.
Algumas vantagens de morar nesses locais são:
· opção vantajosa financeiramente;
· suporte;
· crescimento pessoal;
· experiências sociais.
Por ser dividida entre vários estudantes, morar em uma república estudantil oferece um ambiente que favorece a integração entre estudantes, além de proporcionar comodidade e incentivar o crescimento pessoal e profissional.
Festas
Para promover a integração dos moradores das casas, os líderes das repúblicas organizam festas, calouradas e eventos para criar laços para toda a vida. Com essa experiência e essas amizades, é possível ter estudos mais leves e equilibrados com o lazer.
Alguns empecilhos podem ser encontrados, como desorganização, quando alguns não cumprem sua parte, e falta de privacidade, por serem muitas pessoas e haver muita movimentação. Porém, com respeito e diálogo, tudo é esclarecido e combinado da maneira que seja melhor para todos.
Como encontrar?
Para encontrar um bom lugar para morar, é interessante pesquisar online e pedir indicação a pessoas do curso ou da universidade em geral, que podem auxiliar com conselhos. Passear pelo local e conhecer as redondezas também é importante para se situar e analisar a localização.