Morador do Quilombo Brotas, Luis Felipe é uma das primeiras crianças vacinadas do Brasil contra a covid-19
O itatibense Luis Felipe Barbosa Conceição, de 11 anos, foi a quarta criança a ser vacinada contra Covid-19 no País
Foto: Divulgação/PMI
Uma criança de Itatiba foi uma das primeiras vacinadas no Brasil contra a covid-19. Morador do Quilombo Brotas, Luis Felipe Barbosa Conceição tem 11 anos de idade e foi a quarta criança a ser vacinada contra Covid-19 no País, em evento realizado no Hospital das Clínicas, na capital paulista. O Governo de São Paulo iniciou a campanha estadual para crianças de 5 a 11 anos no início da tarde de ontem, 14.
A Secretaria da Saúde de Itatiba aguarda a chegada das doses pediátricas para iniciar a vacinação infantil, seguindo as diretrizes estaduais, o que deve ocorrer na próxima semana. Assim que as vacinas chegarem à cidade, a Prefeitura irá divulgar como será feito o agendamento para a imunização.
Plano Estadual de Imunização
Foto: Divulgação/PMI
Nesta primeira etapa da campanha, o Plano Estadual de Imunização recomenda que se priorizem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é de que 850 mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária em todo o Estado.
A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação. As informações são da Prefeitura de Itatiba.
Primeira criança vacinada
A primeira criança a receber a vacina pediátrica da Pfizer na tarde de ontem foi Davi, de 8 anos, da etnia Xavante. Além dele, outras sete crianças com comorbidades foram vacinadas, incluindo Luis Felipe, de Itatiba.