Monumento e plantio de árvores marcam homenagens às 325 vítimas fatais de covid-19 no município
No sábado, foram plantadas 325 mudas de árvores no Parque Luís Latorre pelas famílias das vítimas, parentes e amigos
Foto: Renato JR.
Da Redação
Itatiba prestou homenagens às 325 pessoas que morreram vítimas da covid-19 no município. Na noite da última sexta-feira, 3, foi inaugurado um monumento na Praça Osmar Muller, ao lado do Parque Luís Latorre. Os familiares e amigos das vítimas presentes se emocionaram com a apresentação da Corporação Musical Santa Cecília e com o minuto de silêncio com repique de sinos, que eram de Luiz Ordine, o eterno Papai Noel de Itatiba, também levado pela doença.
O monumento é composto por fonte e luzes especiais, e foi realizado pela Prefeitura de Itatiba em parceria com a S.A. Fabril Scavone e Agropecuária Santa Rosa Ltda. A idealização partiu de sugestão de várias famílias, sobre ter um local onde pudessem recordar os que partiram de forma solitária.
No sábado
Seguindo com as homenagens, no sábado, 4, foram plantadas 325 mudas de árvores no Parque Luís Latorre pelas famílias das vítimas, parentes e amigos. “Em 23 áreas de plantio espalhadas, muitas famílias puderam ter um momento simbólico de despedida, já que não foi possível realizar velórios de seus entes vitimados pela doença, devido ao protocolo sanitário vigente nos piores momentos de pandemia. Foram plantadas mudas de espécies nativas, como sibipirunas, pau-brasil e pau-ferro, cultivadas no Viveiro Municipal”, informou a Prefeitura.
A contabilização do número de cidadãos homenageados foi feita desde 6 de abril de 2020 - data do primeiro óbito - até 9 de setembro de 2021, dia da última morte causada pela doença no município. Desde então, mais nenhum morador de Itatiba perdeu a vida para o coronavírus. Também desde setembro, o município vem registrando, na grande maioria das semanas, índice zero de internações na UTI Covid.