Monumento da FEB retorna ao lugar de origem
Autoridades e familiares dos homenageados estiveram presentes ao evento de sábado no Largo do Rosário
Foto: Jornal de Itatiba
Da Redação
Foi inaugurado, na noite de sábado, o monumento à Força Expedicionária Brasileira (FEB), instalado e inaugurado em 1945, na Praça Comendador Lourenço Alves (Largo do Rosário). Em 7 de maio de 1993, foi transferido para área central do início da Avenida da Saudade, já à época, a iniciativa da antiga administração foi bastante contestada pelos itatibenses.
Como houve a solicitação ao prefeito Thomás Capeletto (PSDB), por muita gente, inclusive pelo colunista do JI, Celso Catalano, para que o monumento, ou obelisco, voltasse ao local de origem no Largo do Rosário, o chefe do Executivo nomeou uma Comissão, junto à Secretaria de Cultura e Turismo, para que estudasse o assunto com carinho.
Fizeram parte da Comissão os itatibenses: Ocimar Rabechi, presidente do Pró-Memória; Dr. Marcos Reinaldi, Paulo Degani e o secretário de Cultura, Luís Soares de Camargo.
Cerimônia de inauguração
Foi marcada para sábado à noite a cerimônia festiva de inauguração, iniciada no Paço Municipal, com as explicações do porquê da transferência, pelo prefeito Thomás e pelo secretário Luís Soares de Camargo.
Em seguida, houve o cortejo, puxado pelos atiradores do TG 02-070, comandado pelo subtenente Pessoa, em que todos rumaram para o Largo do Rosário, onde foi realizada a cerimônia, prestigiada por autoridades, familiares dos Pracinhas e convidados.
Banda Santa Cecília
Junto ao novo monumento estava a Corporação Musical Santa Cecília, que executou o Hino Nacional, Hino de Itatiba e a Canção do Expedicionário, todos cantados pelos presentes e pelos atiradores do Tiro de Guerra.
O novo monumento foi construído em contrapartida (PPP- Parceria Público, Privada), pela firma LC Sponchiado, encarregada da obra, sem que houvesse custos para a Municipalidade. A empresa foi representada no ato pelo seu diretor presidente Luís Carlos Sponchiado
A solenidade
As autoridades foram chamadas ao palco central pela ordem: prefeito Thomás Capeletto, primeira-dama Barbara Zaratini, vice-prefeito Mauro Delforno, presidente da Câmara, Ailton Fumachi (PL), secretário Luís Soares de Camargo, subtenente Pessoa, vereadores, Leila Bedani, Hiroshi Bando e Washington Bortolossi, secretários Diego Freitas e Antonio Carvalho.
Também subiram ao palco os familiares dos homenageados, que receberam uma lembrança da Prefeitura Municipal em homenagem ao acontecimento. Depois de uso da palavra pelas autoridades, foi descerrada a placa comemorativa e o acendimento do monumento, com os aplausos de todos os presentes, essa parte bem corrida porque caiu uma forte chuva.